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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35225
Título: | Estudo de aplicabilidade de um CVT de engrenagens planetárias por meio de análise cinemática e numérica |
Título(s) alternativo(s): | Applicability study of a planetary gear train CVT based on kinematic and numerical analysis |
Autor(es): | Zanella, Marcelo Henrique Osachuki, Vinícius Castro |
Orientador(es): | Olanyk, Luciano Zart |
Palavras-chave: | Automóveis - Dispositivos de transmissão Engrenagens Motores de combustão interna Motores elétricos Automobiles - Transmission devices Gearing Internal combustion engines Electric motors |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OSACHUKI, Vinícius Castro; ZANELLA, Marcelo Henrique. Estudo de aplicabilidade de um CVT de engrenagens planetárias por meio de análise cinemática e numérica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O desenvolvimento de sistemas de transmissão foi fundamental para a consolidação da indústria automotiva moderna. Entre as transmissões existentes, destacam-se as transmissões continuamente variáveis (CVT), que, como o nome sugere, permitem variar a relação de transmissão continuamente entre dois extremos. Este trabalho explora um tipo de CVT de engrenagens planetárias com dois graus de liberdade, em que uma entrada é conectada a um motor de combustão interna (MCI) e outra entrada é conectada a um motor elétrico (ME) auxiliar, obtendo assim uma saída previsível. Para esta transmissão, foram utilizadas equações de velocidade e torque que descrevem o comportamento cinemático do sistema, e foi programado um algoritmo para testar numericamente a aplicabilidade do modelo. Os resultados mostraram diversas configurações que permitem a operação funcional do sistema como um CVT, mas percebe-se que seria necessário um motor elétrico com precisão no controle das rotações e capaz de operar em velocidade relativamente altas, ainda que os requerimentos de potência e torque desse motor não sejam elevados. Por fim, concluise que o CVT de engrenagens planetárias estudado tem possibilidades promissoras de aplicação a um veículo de passeio movido a combustão, mas que trabalhos futuros seriam necessários para analisar questões que excedem o escopo deste. |
Abstract: | The development of power transmission systems was fundamental in the consolidation of the modern automotive industry. Amongst these transmission systems, it’s worth highlighting the continuously variable transmissions (CVT), that, as the name implies, allows for a continuous variation of the speed and torque ratios between two extremes. This work explores a type of planetary gear train CVT with two degrees of freedom, in which one of the inputs is connected to an internal combustion engine (ICE) and the other to an auxiliary electric motor (EM), such that a predictable output can be obtained. For this transmission, equations for torque and rotation that describe the kinematic behavior of the system were used, and an algorithm was coded to numerically test the model’s applicability. The results show several configurations which allow the system to operate as a functional CVT, but it can be seen that the electric motor would need to have a high precision in it’s rotation control as well as to be capable of operating in relatively high speeds, even though it’s power and torque requirements remain low. Finally, it can be concluded that the studied planetary gear train CVT has promising possibilities for applications in a combustion driven passenger vehicle, but that future studies would be needed for tackling issues that exceed the scope of this work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35225 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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