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dc.creatorMaciel, Jocasta Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-23T17:16:26Z-
dc.date.available2024-10-23T17:16:26Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationMACIEL, Jocasta Oliveira. Modelo para priorização dos métodos para desenvolvimento de trabalhadores sob a perspectiva das EdTechs no contexto da transformação digital. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35219-
dc.description.abstractThe process of teaching is a fundamental necessity of human society, and over time, various learning theories have been developed to reflect the context of their respective eras. Since the 1970s, educational technologies have been a major focus of research, seeking to understand how these innovations can aid learning. Currently, the fourth industrial revolution, represented by digital transformation, and the imminent Society 5.0, demand a constant update of skills and competencies through disruptive technologies. Additionally, the Covid-19 pandemic has significantly accelerated the demand for educational and technological solutions. Studies indicate a shortage of qualified professionals by 2030, reinforcing the urgency of effective methods for worker development within organizations. In this context, the business models of EdTechs have stood out, becoming crucial for providing personalized and collaborative learning methods, supported by disruptive digital technologies. EdTechs respond to the needs of a digitally transforming market, reshaping the way people are developed for the new reality of the job market. Understanding how these methods are implemented and how they are transforming people development is essential to fully harness their potential. Therefore, the general objective of this work is to propose a model for prioritizing methods for worker development from the perspective of EdTechs, in the context of digital transformation. To achieve this objective, Design Science Research will be used to conduct the work, the PRISMA methodology for systematic literature review, and the Fuzzy Delphi method for data analysis and prioritization. The study identifies four main categories of methods: Learning Assessment, Development Models, Methodologies, and Technologies. The main contribution of this work is to provide a guide for organizations, especially industries, to choose the best development methods, promoting the necessary competencies for their workers to face the challenges of digital transformation. This model will help organizations identify the most innovative methods, ensuring that their workers are prepared for the demands of an ever-evolving job market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectMétodo de estudopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEmployees - Developmentpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.subjectStudy skillspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleModelo para priorização dos métodos para desenvolvimento de trabalhadores sob a perspectiva das EdTechs no contexto da transformação digitalpt_BR
dc.title.alternativeModel for prioritizing methods for worker development from the perspective of EdTechs in the context of digital transformationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO processo de ensinar é uma necessidade fundamental da sociedade humana, e ao longo do tempo, diversas teorias de aprendizagem foram desenvolvidas para refletir o contexto de suas épocas. Desde a década de 1970, as tecnologias educacionais têm sido um dos principais focos de pesquisa, buscando entender como essas inovações podem auxiliar na aprendizagem. Atualmente, a quarta revolução industrial, representada pela transformação digital, e a iminente sociedade 5.0, demandam uma constante atualização de competências e habilidades através de tecnologias disruptivas. Além disso, a pandemia de Covid-19 acelerou significativamente a demanda por soluções educacionais e tecnológicas. Estudos indicam uma escassez de profissionais qualificados até 2030, o que reforça a urgência de métodos eficazes para desenvolvimento de trabalhadores dentro das organizações. Neste contexto, os modelos de negócio das EdTechs têm se destacado, tornando-se cruciais para fornecer métodos personalizados e colaborativos de aprendizagem, suportados por tecnologias digitais disruptivas. As EdTechs respondem às necessidades de um mercado em transformação digital, reformulando a maneira de desenvolver pessoas para a nova realidade do mercado de trabalho. Compreender como esses métodos são implementados e como estão transformando o desenvolvimento de trabalhadores é essencial para aproveitar plenamente seu potencial. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo para priorização de métodos para desenvolvimento de trabalhadores sob a perspectiva das EdTechs, no contexto da transformação digital. Para realizar este objetivo, serão utilizados o Design Science Research na condução do trabalho, a metodologia PRISMA para revisão sistemática de literatura e o método Fuzzy Delphi para análise e priorização dos dados. O estudo identifica quatro categorias principais de métodos: Avaliação da Aprendizagem, Modelos de desenvolvimento, Metodologias e Tecnologias. A principal contribuição deste trabalho é fornecer um guia para que organizações, especialmente indústrias, escolham os melhores métodos de desenvolvimento, promovendo as competências necessárias para seus trabalhadores enfrentarem os desafios da transformação digital. Esse modelo auxiliará as organizações a identificarem os métodos mais inovadores, garantindo que seus trabalhadores estejam preparados para as demandas de um mercado de trabalho em constante evolução.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-2451-0248pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861319012880090pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Betim, Leozenir Mendes Betim-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062554268717065pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Joseane Pontes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee2Treinta, Fernanda Tavares-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5201-3848pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693639512699479pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Gustavo Dambiski Gomes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4947-8422pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661079809479834pt_BR
dc.contributor.referee4Betim, Leozenir Mendes-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062554268717065pt_BR
dc.contributor.referee5Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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