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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanches Neto, Javert Brusamolin-
dc.creatorBese, Josué Victor-
dc.date.accessioned2024-10-21T20:33:41Z-
dc.date.available2024-10-21T20:33:41Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.citationSANCHES NETO, Javert Brusamolin; BESE, Josué Victor. Aplicação de Lean Manufacturing na redução de desperdícios no processo de reparação de motores de tração de uma empresa de logística ferroviária do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35202-
dc.description.abstractThe growth of rail freight transport has driven companies in the sector to seek the improvement of the availability of assets and the reduction of wastes in their processes, to become more competitive when compared to the road modal. With the objective of reducing some of these wastes, the present work applied the principles and tools of Lean Manufacturing at the traction motor repair processes in a logistics company. Based on these principles and using the DMAIC methodology, the processes were filmed and analyzed. With that, we sought to establish the value stream maps of the current and future state, in addition to proposing, based on these maps, a new factory layout and quick improvement actions. The surveyed results indicate a high rate of waste, mainly due to unnecessary movements. Only 20% of the time spent on maintenance was dedicated to activities that add value to the process. Quick wins were implemented to reduce wastes with unnecessary movements and provided gains of up to half an hour a day with washing activities, with low costs of implementation, just reducing these unnecessary movements. Finally, the new layout provided a better organization of the material flow inside the plant, through pull production systems, kanban boards and the reduction of the distance covered during the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLocomotivas - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectDesperdício (Economia)pt_BR
dc.subjectAnálise de valor (Controle de custo)pt_BR
dc.subjectLocomotives - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectWaste (Economics)pt_BR
dc.subjectValue analysis (Cost control)pt_BR
dc.titleAplicação de Lean Manufacturing na redução de desperdícios no processo de reparação de motores de tração de uma empresa de logística ferroviária do Paranápt_BR
dc.title.alternativeApplication of Lean Manufacturing to reduce waste in the traction engine repair process of a railway logistics company in Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO crescimento do transporte de cargas ferroviário tem impulsionado as empresas do setor a buscarem cada vez mais a disponibilidade de ativos e a redução de desperdícios em seus processos, com o intuito de ficarem cada vez mais competitivas, frente ao modal rodoviário. Buscando auxiliar na redução de alguns destes desperdícios, o presente trabalho objetivou a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing como ferramenta para a otimização dos processos de reparo de motores de tração numa empresa de logística. Através destes princípios, utilizando a metodologia DMAIC os processos foram filmados e analisados. A partir das filmagens, buscou-se estabelecer os mapas de fluxo de valor para o estado atual e futuro, além de propor, com base nestes mapas, um novo layout fabril e ações de melhoria rápida. Os resultados levantados indicam um alto índice de desperdícios, decorrentes, principalmente, de movimentações desnecessárias. Apenas 20% do tempo gasto na manutenção era dedicado a atividades que agregam valor ao processo. As ações rápidas foram implementadas visando reduzir, principalmente, os desperdícios com movimentações desnecessárias e proporcionaram ganhos de até meia hora/dia em atividades de lavagem, com baixo custo de implementação, apenas com a redução destas movimentações. Por fim, o novo arranjo físico proporcionou uma melhor organização do fluxo de materiais no interior da planta, incorporando práticas de produção puxada, controle de produção por kanbans e reduzindo a distância percorrida durante o processo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Verussa Junior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Verussa Junior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Beltrão, Paulo André de Camargo-
dc.contributor.referee3Weller, Tiago Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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