Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPavan, Douglas Perão-
dc.creatorFerreira, Luis Henrique Pangartte-
dc.date.accessioned2024-10-21T15:32:51Z-
dc.date.available2024-10-21T15:32:51Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationPAVAN, Douglas Perão; FERREIRA, Luis Henrique Pangartte. Desafio financeiro: um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35188-
dc.description.abstractIn the Brazilian socioeconomic context, the lack of financial education is a growing concern, especially among pre-adolescents. This work presents the development of an educational game on the Construct 2 platform, aiming to promote financial education interactively. The game allows players to explore financial concepts such as budgeting, saving, investing, and debt management, preparing them to face financial challenges in the future. The justification for this project lies in the need to equip young people with solid financial knowledge, given the high rate of indebtedness and lack of savings among Brazilian families. The overall objective is to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescents through a digital educational game. Specific objectives include selecting appropriate financial content for the pre-adolescent age group, developing an interactive storyline, and creating engaging learning objects. Methodologically, this work is classified as applied research with a qualitative approach. The research is descriptive-exploratory, based on a bibliographic reference that was transformed into visual, interactive, and engaging content for the game. The adopted procedure was a case study, focusing on a specific theme. The game's development followed the PDCA (Plan-Do-Check-Act) cycle, ensuring a systematic and iterative approach to creating and improving the educational software. It is concluded that the developed educational game can be a valuable tool for financial education, contributing to forming a more financially conscious and prepared generation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectSoftware educacional - Jogos para computadorpt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.subjectInvestmentspt_BR
dc.titleDesafio financeiro: um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentespt_BR
dc.title.alternativeFinancial challenge: a digital educational game to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo contexto socioeconômico brasileiro, a falta de educação financeira é uma preocupação crescente, especialmente entre pré-adolescentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional na plataforma Construct 2, visando promover a educação financeira de maneira interativa. O jogo permite aos jogadores explorar conceitos financeiros, como orçamento, economia, investimento e gerenciamento de dívidas, preparando-os para enfrentar desafios financeiros no futuro. A justificativa para este projeto reside na necessidade de capacitar jovens com conhecimentos financeiros sólidos, dada a alta taxa de endividamento e a falta de economias nas famílias brasileiras. O objetivo geral é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes por meio de um jogo educacional digital. Os objetivos específicos incluem a seleção de conteúdos financeiros adequados para a faixa etária de pré-adolescentes, o desenvolvimento de um enredo interativo e a criação de objetos de aprendizagem lúdicos. Na metodologia, este trabalho é classificado como uma pesquisa de finalidade aplicada e abordagem qualitativa. A pesquisa é descritiva-exploratória, baseada em referencial bibliográfico transformado em conteúdos visuais, interativos e lúdicos para o jogo. O procedimento adotado foi o estudo de caso, focando em um tema específico. O desenvolvimento do jogo seguiu o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), garantindo uma abordagem sistemática e iterativa para a criação e aprimoramento do software educacional. Conclui-se que o jogo educacional desenvolvido pode ser uma ferramenta valiosa para a educação financeira, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e preparada para gerir suas finanças pessoais.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee2Assolini, Bryam Fernando Lopes-
dc.contributor.referee3Hotz, Celso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desafiofinanceiro_resumo.pdf62,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.