Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pavan, Douglas Perão | - |
dc.creator | Ferreira, Luis Henrique Pangartte | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T15:32:51Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T15:32:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-24 | - |
dc.identifier.citation | PAVAN, Douglas Perão; FERREIRA, Luis Henrique Pangartte. Desafio financeiro: um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35188 | - |
dc.description.abstract | In the Brazilian socioeconomic context, the lack of financial education is a growing concern, especially among pre-adolescents. This work presents the development of an educational game on the Construct 2 platform, aiming to promote financial education interactively. The game allows players to explore financial concepts such as budgeting, saving, investing, and debt management, preparing them to face financial challenges in the future. The justification for this project lies in the need to equip young people with solid financial knowledge, given the high rate of indebtedness and lack of savings among Brazilian families. The overall objective is to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescents through a digital educational game. Specific objectives include selecting appropriate financial content for the pre-adolescent age group, developing an interactive storyline, and creating engaging learning objects. Methodologically, this work is classified as applied research with a qualitative approach. The research is descriptive-exploratory, based on a bibliographic reference that was transformed into visual, interactive, and engaging content for the game. The adopted procedure was a case study, focusing on a specific theme. The game's development followed the PDCA (Plan-Do-Check-Act) cycle, ensuring a systematic and iterative approach to creating and improving the educational software. It is concluded that the developed educational game can be a valuable tool for financial education, contributing to forming a more financially conscious and prepared generation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Software educacional - Jogos para computador | pt_BR |
dc.subject | Orçamento | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
dc.subject | Budget | pt_BR |
dc.subject | Investments | pt_BR |
dc.title | Desafio financeiro: um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial challenge: a digital educational game to assist in the teaching and learning process of financial education for pre-adolescents | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto socioeconômico brasileiro, a falta de educação financeira é uma preocupação crescente, especialmente entre pré-adolescentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional na plataforma Construct 2, visando promover a educação financeira de maneira interativa. O jogo permite aos jogadores explorar conceitos financeiros, como orçamento, economia, investimento e gerenciamento de dívidas, preparando-os para enfrentar desafios financeiros no futuro. A justificativa para este projeto reside na necessidade de capacitar jovens com conhecimentos financeiros sólidos, dada a alta taxa de endividamento e a falta de economias nas famílias brasileiras. O objetivo geral é auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de educação financeira para pré-adolescentes por meio de um jogo educacional digital. Os objetivos específicos incluem a seleção de conteúdos financeiros adequados para a faixa etária de pré-adolescentes, o desenvolvimento de um enredo interativo e a criação de objetos de aprendizagem lúdicos. Na metodologia, este trabalho é classificado como uma pesquisa de finalidade aplicada e abordagem qualitativa. A pesquisa é descritiva-exploratória, baseada em referencial bibliográfico transformado em conteúdos visuais, interativos e lúdicos para o jogo. O procedimento adotado foi o estudo de caso, focando em um tema específico. O desenvolvimento do jogo seguiu o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), garantindo uma abordagem sistemática e iterativa para a criação e aprimoramento do software educacional. Conclui-se que o jogo educacional desenvolvido pode ser uma ferramenta valiosa para a educação financeira, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e preparada para gerir suas finanças pessoais. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Varela, Paulo Júnior | - |
dc.contributor.referee1 | Varela, Paulo Júnior | - |
dc.contributor.referee2 | Assolini, Bryam Fernando Lopes | - |
dc.contributor.referee3 | Hotz, Celso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafiofinanceiro_resumo.pdf | 62,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.