Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Furlan, Edenilson Tremea | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T13:53:20Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T13:53:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-24 | - |
dc.identifier.citation | FURLAN, Edenilson Tremea. Escolas seguras(?): reflexões acerca dos atentados a escolas e desenvolvimento de projeto de proteção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35187 | - |
dc.description.abstract | The increasing occurrence of attacks in schools in Brazil has raised concerns in society, primarily due to the lack of school security. While other countries may experience this issue more frequently, some research has been initiated in an effort to reduce or mitigate such attacks in the Brazilian context. This study aims to gather information on various school-related attacks in Brazil and other countries with the initial goal of identifying patterns. By analyzing the primary data and pinpointing common critical aspects, a proposal will be made for implementing a security system called Totem190. The integration of this equipment is being investigated with the aim of creating a safer school environment, better prepared to handle emergency situations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Medidas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Educação para segurança | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Schools - Safety measures | pt_BR |
dc.subject | School violence prevention | pt_BR |
dc.subject | Safety education | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Escolas seguras(?): reflexões acerca dos atentados a escolas e desenvolvimento de projeto de proteção | pt_BR |
dc.title.alternative | Safe schools(?): reflections on school attacks and development of a protection project | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A crescente aparição de atentados em escolas no cenário brasileiro tem gerado apreensão na sociedade principalmente pela falta de segurança escolar. Embora outros países enfrentam tal problema com maior frequência, algumas pesquisas têm sido motivadas na tentativa de minimizar ou até mesmo mitigar tais ataques no cenário brasileiro. Este trabalho pretende catalogar dados de alguns atentados em ambientes escolares no Brasil e no exterior com objetivo inicial de levantar padrões. Após o cruzamento das principais informações e definidos os pontos críticos em comum, será proposto uma possível aplicação de um equipamento de segurança denominado Totem190. A proposta de inserção do equipamento é estudada a fim de resultar em um ambiente escolar mais seguro e preparado para enfrentar situações de emergência. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tenório, Marcos Mincov | - |
dc.contributor.referee1 | Tenório, Marcos Mincov | - |
dc.contributor.referee2 | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | - |
dc.contributor.referee3 | Yamanoe, Mayara Cristina Pereira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
escolasseguras_resumo.pdf | 59,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.