Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35186
Título: SQL analyzer: um software para facilitar o aprendizado de estruturas básicas de SQL
Título(s) alternativo(s): SQL analyzer: a software to make it easier to learn basic SQL frameworks
Autor(es): Carlet, Tiago
Orientador(es): Varela, Paulo Júnior
Palavras-chave: Banco de dados relacionais
SQL (Linguagem de programação de computador)
Software educacional
Relational databases
SQL (Computer program language)
Data do documento: 21-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: CARLET, Tiago. SQL analyzer: um software para facilitar o aprendizado de estruturas básicas de SQL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Resumo: Este projeto procura destacar a importância de um sistema educacional que auxilia os alunos na compreensão das estruturas fundamentais da Linguagem de Consulta Estruturada (SQL). O sistema oferece um ambiente de aprendizado interativo e elimina a necessidade de configurar bancos de dados convencionais. Desta forma, ensina resumidamente os conceitos de Consulta de Linguagem de Dados (DQL), Definição de Linguagem de Dados (DDL) e Manipulação de Linguagem de Dados (DML). Além disso, avalia o progresso dos alunos com base na precisão dos questionamentos apresentados. Esse método interativo simplifica o processo de aprendizado e torna mais fácil a compreensão dos conceitos-chave, fornecendo feedback instantâneo aos alunos. Ao evitar a complexidade da instalação e configuração de Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBDs), o sistema oferece uma representação tangível do conhecimento aos alunos e tende a acelerar sua curva de aprendizado. Isso facilita a compreensão das estruturas do SQL. Em suma, o sistema ensina os conceitos DQL, DDL e DML e reinventa o ensino do SQL, estabelecendo uma base sólida para a compreensão futura da administração de bancos de dados; ele faz isso de maneira interativa, intuitiva e avaliativa.
Abstract: This project seeks to highlight the importance of an educational system that assists students in understanding the fundamental structures of Structured Query Language (SQL). The system offers an interactive learning environment and eliminates the need to set up conventional databases. In this way, it briefly teaches the concepts of Data Language Query (DQL), Data Language Definition (DDL) and Data Language Manipulation (DML). In addition, it evaluates student's progress based on the accuracy of the questions presented. This interactive method simplifies the learning process and makes it easier to grasp key concepts by providing instant feedback to students. By avoiding the complexity of installing and configuring Database Management Systems (DBMS), the system offers a tangible representation of knowledge to students and tends to accelerate their learning curve. This makes it easier to understand SQL structures. In short, the system teaches DQL, DDL, and DML concepts and reinvents SQL teaching, laying a solid foundation for the future understanding of database administration; It does this in an interactive, intuitive, and evaluative way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35186
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sqlanalyzer_resumo.pdf59,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.