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Título: Ensino exploratório e o teorema de Pitágoras: uma análise das manifestações do pensamento geométrico
Título(s) alternativo(s): Exploratory teaching and the Pythagorean theorem: an analysis of the manifestations of geometric thinking
Autor(es): Toginho, Elisângela Udeliza
Orientador(es): Elias, Henrique Rizek
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Pitágoras, Teorema de
Matemática (Ensino fundamental)
Geometry - Study and teaching
Pythagorean theorem
Mathematics (Fundamental education)
Data do documento: 18-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TOGINHO, Elisângela Udeliza. Ensino exploratório e o teorema de Pitágoras: uma análise das manifestações do pensamento geométrico. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar manifestações do pensamento geométrico de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao trabalharem com tarefas matemáticas que visavam introduzir o Teorema de Pitágoras. Foi utilizada a teoria de van Hiele para caracterizar o pensamento geométrico dos estudantes e a abordagem do Ensino Exploratório para resolver as tarefas matemáticas ao longo das aulas. Foram conduzidas seis aulas, cada uma com duração de 50 minutos, junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma instituição pública de ensino do Estado do Paraná, na qual a pesquisadora era a professora regente. Os dados analisados foram produzidos a partir das gravações em áudio das discussões realizadas em sala de aula. Na primeira tarefa, os alunos, ao manipularem os palitos, frequentemente manifestaram o nível 0 de visualização ou reconhecimento. Indícios de progressão para o nível 1 de análise surgiram, sobretudo, nas interações com a professora, que incentivava a discussão. Contudo, os alunos do grupo analisado não chegaram, de forma autônoma, a enunciar a condição de existência de um triângulo, cabendo à professora formalizar essa ideia, após contribuições de outros grupos. Na Tarefa 2, os alunos apresentaram progresso significativo no pensamento geométrico, passando do nível 0 de visualização ou reconhecimento para os níveis 1 de análise e 2 de dedução informal ou ordenação, com alguns indícios do nível 3 de dedução formal, especialmente nas fases de discussão e sistematização conduzidas pela professora. A Tarefa 3, embora reduzida e desenvolvida de forma apressada, também revelou evidências do avanço dos alunos pelos níveis da teoria de van Hiele, com a maioria consolidando suas compreensões no nível 2 de dedução informal ou ordenação e apenas alguns demonstrando indícios do nível 3 de dedução formal, ao aprofundarem sua compreensão sobre o Teorema de Pitágoras. Pode-se, por fim, afirmar que a professora, em um ambiente de Ensino Exploratório, criou condições para que os estudantes avançassem gradualmente pelos níveis do pensamento geométrico. No entanto, reflexões e ponderações a respeito do Ensino Exploratório podem ser feitas, como o cuidado que o professor deve ter ao fazer comentários durante o trabalho autônomo dos alunos, de modo a não lhes indicar a estratégia a seguir, reduzindo, assim, o desafio intelectual das tarefas; e a gestão do tempo, evitando iniciar uma tarefa em um dia e finalizar somente em outro dia de aula. Por se tratar da primeira experiência da professora com a abordagem do Ensino Exploratório, as reflexões sobre os desafios de se incorporar tal abordagem de ensino em sua própria prática têm potencial para trazer aprendizagens profissionais que possivelmente terão impactos em sua prática no futuro.
Abstract: This research aims to identify and characterize manifestations of geometric thinking in students in the 9th grade (students aged 14-15) when working with mathematical tasks that aim to introduce the Pythagorean Theorem. van Hiele's theory was used to characterize students' geometric thinking, and the Exploratory Teaching approach was used to solve mathematical tasks throughout classes. Six classes were conducted, each lasting 50 minutes, with a 9th grade class, in a public educational institution in the State of Paraná, in which the researcher was the leading teacher. The data analyzed were produced from audio recordings of discussions held in the classroom. In the first task, students, when manipulating the sticks, often demonstrated level 0 of visualization or recognition. Evidence of progression to level 1 of analysis emerged, above all, in interactions with the teacher, who encouraged discussion. However, the students in the group analyzed did not independently state the condition for the existence of a triangle, leaving the teacher to formalize this idea, after contributions from other groups. In Task 2, students showed significant progress in geometric thinking, moving from level 0 of visualization or recognition to levels 1 of analysis and 2 of informal deduction or ordering, with some signs of level 3 of formal deduction, especially in the discussion phases and systematization led by the teacher. Task 3, although reduced and developed in a hurried manner, also revealed evidence of student's advancement through the levels of van Hiele's theory, with the majority consolidating their understanding at level 2 of informal deduction or ordering and only a few demonstrating evidence of level 3 of formal deduction, as they deepen their understanding of the Pythagorean Theorem. Finally, it can be said that the teacher, in an Exploratory Teaching environment, created conditions for students to gradually advance through the levels of geometric thinking. However, reflections and considerations regarding Exploratory Teaching can be made, such as the care that the teacher must take when making comments during the students' autonomous work, so as not to indicate to them the strategy to follow, thus reducing the challenge of intellectual tasks; and time management, avoiding starting a task on one day and finishing it only on another class day. As this is the teacher's first experience with the Exploratory Teaching approach, reflections on the challenges of incorporating such a teaching approach into her own practice have the potential to bring professional learning that will possibly have an impact on her practice in the future.
Descrição: Acompanha produto educacional "Tarefas Matemáticas para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico: Explorando o Teorema de Pitágoras"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35185
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