Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSabbi, Juan Carlo-
dc.date.accessioned2024-10-19T16:41:27Z-
dc.date.available2024-10-19T16:41:27Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationSABBI, Juan Carlo. A aprendizagem significativa de Ausubel e o aplicativo Phyphox no ensino de física. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35184-
dc.description.abstractSmartphones today are an extremely accessible tool, available and present in every classroom. At the same time, many schools lack access to experimental physics laboratories, limiting teaching activities. In this sense, alternatives were sought for conducting low-cost experiments using smartphones and other easily accessible materials. These experiments were guided by a didactic sequence based on the studies of Antoni Zabala and focused on David Ausubel's theory of meaningful learning. The developed didactic sequence presented a variety of activities aimed at satisfying the conditions for the most meaningful learning possible. Three experiments were conducted based on the developed didactic sequence, including the following themes: Simple Pendulum, Stevin's Law, and the Interference Phenomenon known as Beats. Smartphones are important instruments for teaching physics with their series of powerful sensors capable of describing physical quantities and measuring them using applications. In this regard, Phyphox proved to be an excellent application to facilitate the implementation of experimental activities in schools without access to a physics laboratory. After the application of the educational product, an improvement in students' knowledge was identified, reinforcing the argument that the work resulted in meaningful learning for the participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa de Ausubel e o aplicativo Phyphox no ensino de físicapt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning by Ausubel and the Phyphox app in physics educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs smartphones hoje são uma ferramenta extremamente acessível, disponível e presente em toda sala de aula. Ao mesmo tempo, muitas escolas têm carência na disponibilidade de laboratórios experimentais de física que acaba por limitar a atividade docente. Nesse sentido, buscou-se alternativas para a realização de experimentos de baixo custo com uso de smartphones e outros materiais de fácil acesso. Esses experimentos foram norteados por uma sequência didática baseada nos estudos de Antoni Zabala e com foco na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência didática desenvolvida, portanto, apresentou uma variedade de atividades que objetivavam satisfazer os condicionantes para que a aprendizagem fosse o mais significativa possível. Três experimentos foram realizados com base na sequência didática desenvolvida, incluindo os seguintes temas: Pêndulo Simples, Lei de Stevin e Fenômeno da Interferência conhecido como Batimento. Os smartphones são instrumentos importantes para o ensino de Física com sua série de poderosos sensores capazes de descrever grandezas físicas e as mensurar com a utilização de aplicativos. Nesse sentido, o Phyphox apresentou-se como um excelente aplicativo para servir de meio para a realização das atividades experimentais em escola que não possuía laboratório de física disponível. Após a aplicação do produto educacional foi possível identificar uma evolução no conhecimento dos estudantes, o que reforça a argumentação de que o trabalho resultou em aprendizagem significativa para os participantes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0799-5808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850585597704570pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araujo, Shiderlene Vieira de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.referee2Schaefer, Daiene de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819460706860682pt_BR
dc.contributor.referee3Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee4Zanuto, Vitor Santaella-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0059-346Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043938993637001pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagemsignificativaausubelphyphox.pdf30,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagemsignificativaausubelphyphox_produto.pdf13,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons