Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35178
Título: Plataforma em material reutilizado, motorizada, controlada por arduino e aplicativo android
Título(s) alternativo(s): Recycled material, motorized, arduino and android app controlled platform
Autor(es): Felicio, Marcelo
Carvalho, Rosael Castro de
Orientador(es): Monteiro, Tânia Lúcia
Palavras-chave: Conectividade (Computadores)
Smartphones
Arduino (Controlador programável)
Sustentabilidade
Connection machines
Arduino (Programmable controller)
Sustainability
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FELICIO, Marcelo; CARVALHO, Rosael Castro de. Plataforma em material reutilizado, motorizada, controlada por arduino e aplicativo android. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho demonstra como é possível a conexão entre um smartphone e uma plataforma motorizada, toda desenvolvida com material descartado e reutilizado. A plataforma possui um conjunto de controladores digitais e mecânicos capazes de receber um comando enviado de um smartphone. Foi desenvolvido um aplicativo específico em linguagem de programação de alto nível que realiza a comunicação entre a plataforma que recebe um comando e o executa imediatamente. O fato de ter-se escolhido o papelão como base e modelagem da estrutura, foi motivado a partir de exemplos de projetos de veículos, construídos em cardboard, e não a utilização de kits prontos. A estratégia gerou um maior desafio ao desenvolvimento deste trabalho, pois além da implementação da tecnologia de comunicação para controle, necessitou-se de reutilização de materiais descartados, como o próprio papelão, células de baterias de notebooks, motores de aparelhos de som antigo, entre outros. Para a criação do aplicativo de controle, utilizou-se o ambiente de desenvolvimento criado pela Google, o MIT App Inventor, que é um ambiente de código aberto acessível por todos os tipos de programadores, desde iniciantes até profissionais da área. Conclui-se que existe a total possibilidade da integração de componentes eletrônicos de controle, tração e comunicação com materiais descartados, como o papelão, conforme foi apresentado e utilizado nesse trabalho.
Abstract: This Project demonstrates how it is possible to connect a smartphone and a motorized platform, all developed with discarded and reused material. The platform has a set of digital and mechanical controllers, capable of receiving a command sent from a smartphone. A unique application has been developed with a high-level programming language that makes the connection to the platform, that receives a command and immediately executes it. The fact that cardboard was chosen as the base for the structure, was motivated by examples of vehicle designs, build with cardboard, and not the use of pre-built kits. The strategy posed as a major challenge to the Project development, as in addition to the implementation of the control technology, it was necessary to reuse discarded materials, such as the very mentioned cardboard, laptop batteries cells, old stereo parts, among others.For the development of the control application, was used Google’s development environment, MIT App Inventor, which is an Open Source environment accessible to all types of programmers, from beginners to professionals. It is concluded that there is a total possibility of integrating electronic control, traction and communication components with discarded materials, such as cardboard, as presented and used in this work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35178
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COTEL_2019_2_03.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.