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dc.creatorSchmitz, Douglas Szeskoski-
dc.creatorGoulartt, Kalyana-
dc.date.accessioned2024-10-18T16:58:35Z-
dc.date.available2024-10-18T16:58:35Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.citationSCHMITZ, Douglas Szeskoski; GOULARTT, Kalyana. Ar georelief: equipamento baseado em realidade aumentada para o ensino de relevo e hidrografia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35174-
dc.description.abstractPresents a project that utilizes augmented reality (AR) technology as an auxiliary resource in the teaching and learning process related to topography and hydrography. The proposed equipment operates with hardware and software components to create an interactive three-dimensional environment through a manipulable interface, allowing users to explore topographic maps and visualize geographic and hydrographic details of the terrain. In this case, greater visual attractiveness is considered, enabling a more tangible understanding of the addressed learning, as well as promoting improved contextual comprehension through student involvement in practical learning. Consequently, it becomes possible to establish a suitable connection between conceptual themes and the functionality of imagery resources, along with their methodological approaches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProtótipospt_BR
dc.subjectRelevo (Geografia)pt_BR
dc.subjectHidrografiapt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPrototypespt_BR
dc.subjectLandsformspt_BR
dc.subjectHydrographypt_BR
dc.titleAr georelief: equipamento baseado em realidade aumentada para o ensino de relevo e hidrografiapt_BR
dc.title.alternativeAr georelief: equipment based on augmented reality for teaching relief and hydrographypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoApresenta um projeto no qual utiliza da tecnologia de realidade aumentada (AR), como um recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem relacionados com relevo e hidrografia. O equipamento proposto cria um ambiente tridimensional interativo por meio de uma interface manipulável, na qual podem explorar mapas topográficos, visualizando detalhes geográficos e hidrográficos do relevo. Neste caso, considera-se uma maior atratividade visual, permitindo uma compreensão mais tangível na aprendizagem abordada, além de promoção da melhoria na compreensão contextual com o envolvimento dos alunos no aprendizado prático. Com isso, é possível estabelecer uma ligação apropriada entre a temática conceitual e a funcionalidade dos recursos imagéticos, além de suas abordagens metodológicas.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.advisor-co1Yamanoe, Mayara Cristina Pereira-
dc.contributor.referee1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee2Yamanoe, Mayara Cristina Pereira-
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
dc.contributor.referee4Kummer, Rodrigo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
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