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Título: Ar georelief: equipamento baseado em realidade aumentada para o ensino de relevo e hidrografia
Título(s) alternativo(s): Ar georelief: equipment based on augmented reality for teaching relief and hydrography
Autor(es): Schmitz, Douglas Szeskoski
Goulartt, Kalyana
Orientador(es): Varela, Paulo Júnior
Palavras-chave: Realidade aumentada
Geografia - Estudo e ensino
Protótipos
Relevo (Geografia)
Hidrografia
Augmented reality
Geography - Study and teaching
Prototypes
Landsforms
Hydrography
Data do documento: 20-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: SCHMITZ, Douglas Szeskoski; GOULARTT, Kalyana. Ar georelief: equipamento baseado em realidade aumentada para o ensino de relevo e hidrografia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Resumo: Apresenta um projeto no qual utiliza da tecnologia de realidade aumentada (AR), como um recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem relacionados com relevo e hidrografia. O equipamento proposto cria um ambiente tridimensional interativo por meio de uma interface manipulável, na qual podem explorar mapas topográficos, visualizando detalhes geográficos e hidrográficos do relevo. Neste caso, considera-se uma maior atratividade visual, permitindo uma compreensão mais tangível na aprendizagem abordada, além de promoção da melhoria na compreensão contextual com o envolvimento dos alunos no aprendizado prático. Com isso, é possível estabelecer uma ligação apropriada entre a temática conceitual e a funcionalidade dos recursos imagéticos, além de suas abordagens metodológicas.
Abstract: Presents a project that utilizes augmented reality (AR) technology as an auxiliary resource in the teaching and learning process related to topography and hydrography. The proposed equipment operates with hardware and software components to create an interactive three-dimensional environment through a manipulable interface, allowing users to explore topographic maps and visualize geographic and hydrographic details of the terrain. In this case, greater visual attractiveness is considered, enabling a more tangible understanding of the addressed learning, as well as promoting improved contextual comprehension through student involvement in practical learning. Consequently, it becomes possible to establish a suitable connection between conceptual themes and the functionality of imagery resources, along with their methodological approaches.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35174
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