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dc.creatorSouza, Willian Becker de-
dc.date.accessioned2024-10-17T21:32:11Z-
dc.date.available2024-10-17T21:32:11Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Willian Becker de Souza. Avaliação de desempenho de redes veiculares em condições adversas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35159-
dc.description.abstractVehicular Ad-hoc Networks (VANETs) are part of Intelligent Transportation Systems (ITS) and have been developed to enable communication between vehicles, as well as providing safety and comfort to drivers and passengers. Because of the high mobility, extremely dynamic topology, and the amount of applications these networks must support, there are still many challenges to be overcome and many assessments to be made. Different surveys have already evaluated the performance of VANETs, however, most of them are not realistic. As these networks are usually formed by several vehicles, a test in the real world is very expensive and timeconsuming. Therefore, most of the researches use simulators, which allow the rapid and inexpensive evaluation of protocols and applications. To make the results reliable, the scenarios of the simulations should reflect real-world conditions. However, because they are controllable by the user, they generally consider only favorable environments for the operation of VANETs, that is, they do not consider environments with adverse conditions (those that are detrimental to the proper functioning of the network), which are also frequent in vehicular communications. Therefore, this work proposes to conduct performance evaluations, through simulations, in vehicular networks with adverse conditions. For this, several adverse scenarios were considered, among them: vehicles transmitting high rates of data (up to 256 messages/s); vehicles transmitting large volumes of data (messages up to 4096 bytes in size); environments with low density (up to 5 vehicles per ); environments with high density (up to 400 vehicles per ); environments with reduced speed (1 km/h); environments with high speed (150 km/h). All scenarios were tested with the AODV, AOMDV, DSR and DSDV routing protocols, with the UDP and TCP transport protocols, and with the CBR traffic generation application. The simulations were performed using the Vanetmobisim and NS-2 simulators and the performance metrics evaluated were: delivery rate, routing overhead, delay and throughput. The results of the simulations demonstrate, among other conclusions, that the AODV/UDP and DSR/TCP sets presented the best results for the delivery rate in most cases.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectRede de computador - Protocolospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectComputer network protocolspt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho de redes veiculares em condições adversaspt_BR
dc.title.alternativePerformance evaluation of vehicle networks under adverse conditionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs Redes Ad-hoc Veiculares (VANETs) fazem parte dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) e foram desenvolvidas para possibilitar a comunicação entre os veículos, além de oferecer segurança e conforto aos motoristas e passageiros. Devido à alta mobilidade, a topologia extremamente dinâmica, e a quantidade de aplicações que estas redes devem suportar, existem ainda muitos desafios para serem superados e muitas avaliações para serem realizadas. Diferentes pesquisas já avaliaram o desempenho das VANETs, no entanto, a maioria delas não é realista. Como essas redes geralmente são formadas por diversos veículos, um teste no mundo real é muito caro e demorado. Portanto, a maioria das pesquisas utilizam simuladores, os quais permitem a avaliação rápida e barata de protocolos e aplicações. Para tornar os resultados confiáveis, os cenários das simulações devem refletir as condições do mundo real. No entanto, como são controláveis pelo usuário, geralmente consideram apenas ambientes favoráveis para o funcionamento das VANETs, ou seja, não consideram ambientes com condições adversas (aquelas prejudiciais para o bom funcionamento da rede), os quais também são frequentes nas comunicações veiculares. Portanto, este trabalho propõe realizar avaliações de desempenho, por meio de simulações, em redes veiculares com condições adversas. Para isso, consideraram-se diversos cenários adversos, entre eles: veículos transmitindo altas taxas de dados (até 256 mensagens/s); veículos transmitindo grandes volumes de dados (mensagens com até 4096 bytes de tamanho); ambientes com baixa densidade (até 5 veículos por ); ambientes com alta densidade (até 400 veículos por ); ambientes com velocidade reduzida (1 km/h); ambientes com alta velocidade (150 km/h). Todos os cenários foram testados com os protocolos de roteamento AODV, AOMDV, DSR e DSDV, com os protocolos de transporte UDP e TCP, e com a aplicação geradora de tráfego CBR. As simulações foram realizadas utilizando os simuladores Vanetmobisim e NS-2 e as métricas de desempenho avaliadas foram: taxa de entrega, sobrecarga de roteamento, atraso e vazão. Os resultados das simulações demonstram, entre outras conclusões, que os conjuntos AODV/UDP e DSR/TCP apresentaram os melhores resultados para a taxa de entrega na maior parte dos casos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves Junior, Joilson-
dc.contributor.referee1Nabas, Kleber Kendy Horikawa-
dc.contributor.referee2Bertol, Omero Francisco-
dc.contributor.referee3Alves Junior, Joilson-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas de Telecomunicaçõespt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOESpt_BR
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