Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35153
Título: | Formação continuada de professores que ensinam Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ciclo de aprendizagem na perspectiva de Kolb |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education for teachers who teach science in the initial years of elementary education based on the learning cycle from Kolb's perspective |
Autor(es): | Petroski, Fábio Roberto |
Orientador(es): | Lambach, Marcelo |
Palavras-chave: | Aprendizagem Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Escolas públicas - São José dos Pinhais (PR) Kolb, Davi, 1939- Learning Science - Study and teaching Teachers, Training of Public schools - São José dos Pinhais (Brazil) |
Data do documento: | 15-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PETROSKI, Fabio Roberto. Formação continuada de professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ciclo de aprendizagem na perspectiva de Kolb. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Os processos de ensino e de aprendizagem, tanto para os estudantes de qualquer nível e modalidade, como na formação de professores, representa uma temática que está em constante investigação, portanto de frequente interesse acadêmico. Esse contexto é mais complexo quando se trata da formação de professores que ensinam ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, isso pois, a maioria tem uma formação generalista. Por isso, a possibilidade explorada nesta pesquisa está relacionada à proposta de David Kolb sobre a aprendizagem de forma experiencial no ensino de Ciências. A abordagem de Kolb envolve a reflexão sobre as ações realizadas, fundamentando-se em ciclo de aprendizagem. Em cada ciclo, são apresentados possíveis movimentos que permeiam a aprendizagem do sujeito, possibilitando que ele perceba quais ações melhor se alinham ao seu perfil na aquisição de conhecimento. O problema que norteia esta pesquisa foi delimitado da seguinte forma: Qual a percepção dos professores em relação à inserção do ciclo de aprendizagem, proposto por Kolb, no ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Já, o objetivo que norteia esta pesquisa foi de foi identificar, por meio de um curso de formação continuada, como as professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental percebem os matizes de aprendizagem em Ciências, a partir do e ciclo de aprendizagem de Kolb. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, direcionando a análise dos dados à análise de conteúdo. Participaram do curso nove professoras da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais, no Paraná. As participantes realizaram uma série de atividades, cada uma adequada ao Ciclo de Aprendizagem de Kolb, de forma a vivenciarem por completo. Evidenciam-se como resultados de grande relevância que a inserção do ciclo de aprendizagem de Kolb no contexto do ensino de Ciências favorece a aprendizagem ao promover uma abordagem dinâmica e participativa, que estimula a experimentação prática, a reflexão crítica e a adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. Por fim, considerar em pesquisas futuras os estilos de ensino dos próprios professores também é uma das possibilidades para que novos pesquisadores possam contribuir com a ciência. |
Abstract: | The teaching and learning processes, both for students of any level and modality, as well as in teacher training, represent a topic that is under constant investigation, therefore of frequent academic interest. This context is more complex when it comes to the training of teachers who teach science in the early years of elementary school, as the majority have a generalist education. Therefore, the possibility explored in this research is related to David Kolb’s proposal on experiential learning in Science teaching. Kolb’s approach involves reflection on the actions carried out, based on learning cycles. In each cycle, possible movements are presented that permeate the subject’s learning, enabling them to understand which actions best align with their profile in acquiring knowledge. The objective that guided this research was to identify, through a continuing training course, how teachers in the Initial Years of Elementary School perceive the nuances of learning in Science, based on Kolb’s learning cycle. The methodology used was exploratory research with a qualitative approach, directing data analysis to content analysis. Nine teachers from the municipal education network of São José dos Pinhais, in Paraná, participated in the course. Participants carried out a series of activities, each one appropriate to Kolb’s Learning Cycle, in order to experience it completely. The results of great relevance show that the insertion of Kolb’s learning cycle in the context of Science teaching favors learning by promoting a dynamic and participatory approach, which encourages practical experimentation, critical reflection and adaptation to different styles of teaching. Student learning. Finally, considering the teaching styles of teachers themselves in future research is also one of the possibilities for new researchers to contribute to science. |
Descrição: | Acompanha: Guia orientador para ensino de ciências dos anos iniciais: ciclo de aprendizagem de Kolb |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35153 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaocontinuada.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
formacaocontinuada_produto.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons