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Título: Possíveis contribuições de estratégias voltadas às questões sociocientíficas para o ensino de termodinâmica: elaboração de uma sequência didática com a promoção da alfabetização científica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Possible contributions of strategies aiming at socioscientific issues for teaching thermodynamics: development of a didactic sequence with the promotion of scientific and technological literacy
Autor(es): Athayde, Patrick Landal
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Termodinâmica - Estudo e ensino
Aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Ensino - Aspectos sociais
Tecnologia
Thermodynamics - Study and teaching
Learning
Physics - Study and teaching
Teaching - Social aspects
Technology
Data do documento: 28-Mai-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ATHAYDE, Patrick Landal. Possíveis contribuições de estratégias voltadas às questões sociocientíficas para o ensino de termodinâmica: elaboração de uma sequência didática com a promoção da alfabetização científica e tecnológica. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Este estudo parte da hipótese da validade de uma proposta de ensino com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) a partir do uso de questões sociocientíficas (QSCs) enquanto estratégia educacional com vistas à Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual no município de Curitiba, Paraná, totalizando doze horas-aula distribuídas em doze encontros, durante os meses de setembro a novembro. A questão de pesquisa consistiu em: Quais as potencialidades e adversidades decorrentes de uma estratégia de ensino com enfoque CTSA para o ensino da termodinâmica, a partir de QSCs, com vistas à ACT? Para tanto, objetivou-se analisar as potencialidades e adversidades decorrentes da proposição de uma sequência didática com aplicação de QSCs para o ensino da termodinâmica, tendo como com ênfase a energia térmica, com vistas à ACT. A constituição de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e gravações dos encontros por áudio e vídeo. Durante alguns encontros, os participantes elaboraram mapas conceituais baseados nas suas percepções a partir de QSCs levantadas nos encontros, que serviram como base para o desenvolvimento de um jogo pedagógico de quebra-cabeças. O exame dos dados coletados foi por meio da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. O interesse da proposta de participação dos alunos esteve associado às possibilidades de argumentação crescente dos mesmos, na medida em que foram conduzidos a compreender conceitos da Física por meio de QSCs focadas na abordagem da energia térmica, em meio a discussões sobre a importância da energia para a sociedade, as termelétricas no Brasil e no mundo, os impactos ambientais da implantação de usinas termelétricas, além de abordarem a crise na Ucrânia e a relevância da busca de alternativas energéticas ao carvão e ao petróleo. O produto educacional proposto para a conclusão deste trabalho foi a elaboração de uma sequência didática, a partir do que foi desenvolvido durante os encontros, o que consiste em uma estratégia na promoção da ACT dos alunos. Os dados indicam que o uso dessa sequência didática contribuiu de maneiras diversas para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como a capacidade de análise e de síntese, a comparação, a percepção de relações espaciais, além de ensinar os alunos a subordinar suas ações para concluir determinada atividade ou trabalho. Dessa forma, ocorreu um dinamismo maior na assimilação do conhecimento, em consonância com o que se propõe para a ACT e a compreensão do mundo que o rodeia a partir de conceitos científicos, possibilitando ao indivíduo escolhas mais conscientes.
Abstract: This study is based on the hypotheses of the validity of a teaching proposal with an STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach based on the use of sócio-scientific issues (SSI) as an educational strategy toward scientific and technological literacy. This qualitative research was developed in a 2nd year high school class, at a state public school, in the city of Curitiba, Paraná, totaling twelve class hours distributed in twelve meetings, during the months of September to November. The research question consists of: What are the potentialities and adversities arising from a teaching strategy with an STSE focus for teaching thermodynamics, based on SSI, with a view toward scientific and technological literacy? To this end, the objective was to analyze the potentialities and adversities arising from the proposition of a didactic sequence with the application of SSI for the teaching of thermodynamics, with an emphasis on thermal energy toward scientific and technological literacy. Data collection occurred through semi-structured interviews and audio and video recordings of meetings. During some meetings, the participants created conceptual maps based on their perceptions on sócio-scientific issues discussed during the meetings, from which a pedagogical puzzle game was developed. Through content analysis, proposed by Laurence Bardin, we conducted the examination of the data. Students’ interest in the proposed participation was associated with the possibilities of increasing their argumentation, as they were led to understand Physics concepts through the focus on SSI in an approach to thermal energy amidst the discussion about the importance of energy for society, of thermoelectric plants in Brazil and around the world, of environmental impacts of thermoelectric plants’ implementation, in addition to addressing the crisis in Ukraine and the importance of searching for energy alternatives to coal and oil. The educational product proposed for the completion of this work is the elaboration of a didactic sequence, based on what was developed during the meetings, which consists of a strategy for promoting students’ scientific and technological literacy. The data indicate that the use of this didactic sequence has several contributions to the development of fundamental skills such as analysis and synthesis capacity, comparison, perception of spatial relationships, in addition to teaching students to subordinate their actions to discover a certain activity or work. Thus, there is greater dynamism in the assimilation of knowledge, in line with what is proposed for scientific and technological literacy, leading individuals to become more aware, as well as to a better understand the world that surrounds them based on scientific concepts.
Descrição: Acompanha: Estratégias voltadas às QSC: sequência didática com a promoção da ACT
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35151
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