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dc.creatorFonseca, Barbarah Bueno-
dc.date.accessioned2024-10-17T14:24:23Z-
dc.date.available2024-10-17T14:24:23Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationFONSECA, Barbarah Bueno. Transição energética rumo a cidades sustentáveis: estudo de caso do Oeste paranaense. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35150-
dc.description.abstractThe paper explores the energy transition towards sustainable cities, focusing on replacing the municipal public transport fleet in Western Paraná with vehicles powered by ethanol or electricity, with the aim of reducing CO2 emissions. The main objective is to evaluate the forecasts and impacts of replacing the diesel bus fleet with more sustainable alternatives. The methodology includes identifying the public transport fleet in each municipality, calculating the associated CO2 emissions, analyzing the municipal vegetation cover and calculating the potential for CO2 capture by local vegetation. A CO2 mass balance is also performed and the initial costs of implementing new technologies are assessed, in addition to the Municipal Investment Potential. The analysis revealed that replacing buses with ethanol is financially viable for some municipalities, mainly due to the lower initial cost and the existing ethanol infrastructure in Brazil. On the other hand, electrification of the fleet, although more efficient in reducing CO2 emissions, faces significant financial challenges. Many municipalities do not have sufficient resources to bear the costs of electrification without external financial support. The carbon sequestration analysis indicated that, in some cases, local vegetation can partially offset CO2 emissions. However, achieving robust carbon neutrality requires a combination of emissions reduction and increased vegetation cover. The study concludes that, despite the importance of the energy transition for reducing CO2 emissions in Western Paraná, full fleet electrification faces significant economic barriers. Replacing buses with ethanol is a more viable alternative in the short term, especially for municipalities with greater investment capacity. Future studies should focus on the economic feasibility of electrification and the use of ethanol combined with other renewable energy sources to improve the efficiency and sustainability of public transport.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEletrificaçãopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectElectrificationpt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleTransição energética rumo a cidades sustentáveis: estudo de caso do Oeste Paranaensept_BR
dc.title.alternativeEnergy transition towards sustainable cities: case study from West Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho explora a transição energética rumo a cidades sustentáveis, com foco na substituição da frota de transporte coletivo público municipal no Oeste do Paraná por veículos movidos a etanol ou eletricidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2. O objetivo principal é avaliar as previsões e impactos da substituição da frota de ônibus a diesel por alternativas mais sustentáveis. A metodologia inclui a identificação da frota de transporte coletivo em cada município, cálculo das emissões de CO2 associadas, análise da cobertura vegetal municipal e cálculo do potencial de captura de CO2 pela vegetação local. Também é realizado um balanço de massa de CO2 e são avaliados os custos iniciais da implementação das novas tecnologias, além do Potencial Municipal de Investimento. A análise revelou que a substituição por ônibus a etanol é financeiramente viável para alguns municípios, principalmente devido ao menor custo inicial e à infraestrutura existente para etanol no Brasil. Por outro lado, a eletrificação da frota, embora mais eficiente na redução de emissões de CO2, enfrenta desafios financeiros significativos. Muitos municípios não têm recursos suficientes para arcar com os custos da eletrificação sem apoio financeiro externo. A análise do sequestro de carbono indicou que, em alguns casos, a vegetação local pode compensar parcialmente as emissões de CO2. No entanto, alcançar uma neutralidade de carbono robusta requer a combinação da redução das emissões e do aumento da cobertura vegetal. O estudo conclui que, apesar da importância da transição energética para a redução das emissões de CO2 no Oeste do Paraná, a eletrificação total da frota enfrenta barreiras econômicas significativas. A substituição por ônibus a etanol é uma alternativa mais viável no curto prazo, especialmente para municípios com maior capacidade de investimento. Futuros estudos devem focar na viabilidade econômica da eletrificação e no uso do etanol combinado com outras fontes de energia renovável para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do transporte público.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee1Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee2Konopatzki, Evandro André-
dc.contributor.referee3Bozz, Déborah-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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