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dc.creatorSilva, Matheus da-
dc.date.accessioned2024-10-17T13:14:47Z-
dc.date.available2024-10-17T13:14:47Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Matheus da. Ensino de Botânica: contribuições dos mapas conceituais como uma metodologia alternativa para a construção do conhecimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35143-
dc.description.abstractThe difficulty for students to learn botanical content is known and reported in many Works related to science teaching. In addition, many teachers fail to achieve the objectives of the teaching. In some cases, when teaching botanical content, they do not take into account the students' reality and their previous knowledge about the subject, and most of the students have more difficulty assimilating the content. Thus, this work aimed to verify if the alternative of using conceptual maps (active methodology), within a class prepared based on the Three Pedagogical Moments, contributes to better student learning. The study was carried out in a public school in Cruzeiro do Iguaçu, with a seventh grade class. Two classes on the same botanical content were applied in two distinct and temporally spaced moments; one of them was given entirely in an expositive way, with little dialog, and the other one using the conceptual maps approach. To verify learning, two identical questionnaires were applied to the students, and compared to evaluate the students' performance. Another questionnaire was applied to the class teacher, in order to verify her perception of the effectiveness of the teaching methodologies used. The results of this study show that the strategy of including the proposed construction of concept maps during class instigated greater participation and interaction of students during the explanation of content, promoting more dynamism and student participation in the process of knowledge construction, which led to greater learning, compared to the traditional methodology. Thus, it is concluded that the use of concept maps in a class based on the Three Pedagogical Moments allows for a more effective teaching and learning process of botanical content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectBotanypt_BR
dc.titleEnsino de Botânica: contribuições dos mapas conceituais como uma metodologia alternativa para a construção do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeTeaching botany: contributions of conceptual maps as an alternative methodology for the construction of knowledgept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de aprendizagem dos conteúdos botânicos pelos estudantes é conhecida e relatada em muitos trabalhos relacionados ao ensino de Ciências. Além disso, vários professores não conseguem atingir os objetivos das aulas com tanta facilidade e segurança. Em alguns casos, ao ministrarem conteúdos botânicos não levam em conta a realidade dos alunos e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Desta maneira, este trabalho objetivou verificar se a alternativa de usar Mapas conceituais (metodologia ativa), dentro de uma aula preparada com base nos Três Momentos Pedagógicos, contribui para a melhor aprendizagem dos alunos. A execução do estudo foi realizada em escola pública do município de Cruzeiro do Iguaçu, com uma turma do sétimo ano. Foram aplicadas duas aulas sobre o mesmo conteúdo botânico: Plantas Sementes em dois momentos distintos e espaçadas temporalmente, sendo que uma delas foi ministrada inteiramente de forma expositiva e pouco dialogada, e a outra utilizando a abordagem dos mapas conceituais. Para a verificação da aprendizagem foram aplicados aos alunos dois questionários idênticos, os quais foram comparados para avaliar o aproveitamento dos estudantes. Outro questionário foi aplicado à professora regente da turma, de modo a verificar a percepção dela sobre a eficácia das metodologias de ensino utilizadas. Os questionários foram avaliados de forma qualitativa, comparando as respostas dos estudantes em relação ao conteúdo botânico, onde os resultados deste estudo mostram que a estratégia de incluir a proposta de construção de Mapas conceituais durante as aulas instigou maior participação e interação dos alunos no momento da explicação dos conteúdos, promovendo mais dinamicidade e atuação dos estudantes no processo de construção de conhecimento, possibilitando abrir caminhos para uma aprendizagem mais significativa quando, comparado com a metodologia tradicional. Assim, conclui-se que a utilização de Mapas conceituais em aula elaborada com base nos Três Momentos Pedagógicos permite um processo de ensino e aprendizagem de conteúdos botânicos mais eficaz.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee1Pizzolatto, Vitor Augusto-
dc.contributor.referee2Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee3Ferrari, Fernanda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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