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dc.creatorSilva, Bruna de Paula Moura da-
dc.date.accessioned2024-10-16T19:58:08Z-
dc.date.available2024-10-16T19:58:08Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna de Paula Moura da. Corporeituras: literatura e dança em uma leitura de Água viva "Água viva - para ler com o corpo inteiro". 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35137-
dc.description.abstractSeeking to explore the potential of uniting theoretical frameworks from different areas of art, we delve into the intersection between Dance and Literature, focusing on a collaborative reading between artistic languages to compose a form of aesthetic appreciation, termed Corporeading. Drawing on Merleau-Ponty’s phenomenology (2018), Helena Katz’s (2005) and Christine Greiner’s (2005) studies of the body, Roland Barthes’ (2004; 2012) and Umberto Eco’s (1979; 2016) reading analyses, as well as Leda Martins’ (2021) and Paul Zumthor’s notions of performance, alongside Clarice Lispector’s corporeal poetic prose in “Água Viva” (2020), we investigate how dance, as a phenomenological event, extends the perception of reading beyond the quest for meanings, becoming an experience of the world. Our aim is to demonstrate how a reader/dancer can engage in unconventional reading, utilizing their experiences and knowledge to not only interpret but also engage in an artistic creation process. Thus, we highlight the collaboration between artistic languages in the aesthetic experience, promoting a reading that is, in itself, an artistic creation stemming from the corporealities of a reader to explore the possibilities of readings.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura e dançapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1920-1977 - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estéticapt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectLiterature and dancept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1920-1977 - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectLiterature - Aestheticspt_BR
dc.subjectCreation (Literary, artistic, etc.)pt_BR
dc.titleCorporeituras: literatura e dança em uma leitura de Água viva “Água viva - Para ler com o corpo inteiro”pt_BR
dc.title.alternativeCorporeadings: dance and literature in a reading of "Água viva" "Água viva: to be read with the whole body"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoBuscando explorar o potencial de unir o referencial teórico de áreas distintas da arte, exploramos a intersecção entre Dança e Literatura, enfocando uma leitura colaborativa entre-linguagens artísticas para compor uma forma de apreciação estética, denominada Corporeitura. Baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty (2018), nos estudos do corpo de Helena Katz (2005) e Christine Greiner (2005), nas análises de leitura de Roland Barthes (2004; 2012) e Umberto Eco (1979; 2016), e na noção de performance de Leda Martins (2021) e de Paul Zumthor, além da prosa poética corpórea de Clarice Lispector em “Água Viva” (2020), investigamos como a dança, enquanto evento fenomênico, amplia a percepção de leitura para além da busca por significados, tornando-se uma experiência de mundo. Nosso objetivo é demonstrar como um leitor/bailarino pode realizar uma leitura não convencional, utilizando suas experiências e conhecimentos para não apenas interpretar, mas também realizar um processo de criação artístico. Desta forma, destacamos a colaboração entre-linguagens artísticas na experiência estética, promovendo uma leitura que é, em si mesma, uma criação artística que parte das corporeidades de um leitor para explorar as possibilidades de leituras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-9116-3443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243548638145843pt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3719-6663pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Cristiano de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3719-6663pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Elizia Cristina-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3100-2610pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142672108249721pt_BR
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee4Moraes, Paulo Eduardo Benites de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5809-0956pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962134722733310pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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