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Título: Corporeituras: literatura e dança em uma leitura de Água viva “Água viva - Para ler com o corpo inteiro”
Título(s) alternativo(s): Corporeadings: dance and literature in a reading of "Água viva" "Água viva: to be read with the whole body"
Autor(es): Silva, Bruna de Paula Moura da
Orientador(es): Sales, Cristiano de
Palavras-chave: Literatura e dança
Leitura
Lispector, Clarice, 1920-1977 - Crítica, interpretação, etc.
Dança
Literatura - Estética
Criação (Literária, artística, etc.)
Literature and dance
Reading
Lispector, Clarice, 1920-1977 - Criticism, interpretation, etc
Dance
Literature - Aesthetics
Creation (Literary, artistic, etc.)
Data do documento: 21-Mar-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Bruna de Paula Moura da. Corporeituras: literatura e dança em uma leitura de Água viva "Água viva - para ler com o corpo inteiro". 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Buscando explorar o potencial de unir o referencial teórico de áreas distintas da arte, exploramos a intersecção entre Dança e Literatura, enfocando uma leitura colaborativa entre-linguagens artísticas para compor uma forma de apreciação estética, denominada Corporeitura. Baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty (2018), nos estudos do corpo de Helena Katz (2005) e Christine Greiner (2005), nas análises de leitura de Roland Barthes (2004; 2012) e Umberto Eco (1979; 2016), e na noção de performance de Leda Martins (2021) e de Paul Zumthor, além da prosa poética corpórea de Clarice Lispector em “Água Viva” (2020), investigamos como a dança, enquanto evento fenomênico, amplia a percepção de leitura para além da busca por significados, tornando-se uma experiência de mundo. Nosso objetivo é demonstrar como um leitor/bailarino pode realizar uma leitura não convencional, utilizando suas experiências e conhecimentos para não apenas interpretar, mas também realizar um processo de criação artístico. Desta forma, destacamos a colaboração entre-linguagens artísticas na experiência estética, promovendo uma leitura que é, em si mesma, uma criação artística que parte das corporeidades de um leitor para explorar as possibilidades de leituras.
Abstract: Seeking to explore the potential of uniting theoretical frameworks from different areas of art, we delve into the intersection between Dance and Literature, focusing on a collaborative reading between artistic languages to compose a form of aesthetic appreciation, termed Corporeading. Drawing on Merleau-Ponty’s phenomenology (2018), Helena Katz’s (2005) and Christine Greiner’s (2005) studies of the body, Roland Barthes’ (2004; 2012) and Umberto Eco’s (1979; 2016) reading analyses, as well as Leda Martins’ (2021) and Paul Zumthor’s notions of performance, alongside Clarice Lispector’s corporeal poetic prose in “Água Viva” (2020), we investigate how dance, as a phenomenological event, extends the perception of reading beyond the quest for meanings, becoming an experience of the world. Our aim is to demonstrate how a reader/dancer can engage in unconventional reading, utilizing their experiences and knowledge to not only interpret but also engage in an artistic creation process. Thus, we highlight the collaboration between artistic languages in the aesthetic experience, promoting a reading that is, in itself, an artistic creation stemming from the corporealities of a reader to explore the possibilities of readings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35137
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