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Título: Desenvolvimento de um jogo educacional digital para auxiliar no combate às drogas: um estudo de caso do PROERD - Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência
Título(s) alternativo(s): Development of a digital educational game to help in the fight against drugs: a case study of PROERD - Educational Program for Resistance to Drugs and Violence
Autor(es): Souza, Valdecir Francisco de
Dalpont, Gustavo Hobold
Orientador(es): Varela, Paulo Júnior
Palavras-chave: Jogos educativos
Drogas - Abuso - Prevenção
Violência - Prevenção
Educational games
Drug abuse - Prevention
Violence - Prevention
Data do documento: 19-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: SOUZA, Valdecir Francisco de; DALPONT, Gustavo Hobold. Desenvolvimento de um jogo educacional digital para auxiliar no combate às drogas: um estudo de caso do PROERD - Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação cada vez mais estão inseridas na vida das pessoas que buscam novas formas de ampliar seus conhecimentos. Softwares educacionais e jogos digitais são cada vez mais utilizados no ambiente sócio educacional, e assim, os ambientes lúdicos como jogos e brincadeiras são ferramentas importantes e prazerosas para a aprendizagem. O tema combate às drogas se torna cada dia mais complexo, exigindo maior engajamento e cautela dos órgãos de segurança, instituições de ensino e sociedade em geral. A educação através do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) promove a conscientização a partir de uma visão na perspectiva de segurança pública aplicada em ambiente escolar. Uma das formas de atingir o público alvo do programa consiste em oferecer linguagem acessível à idade que se direciona, por meio de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na faixa etária que se encontram. Além disso, os instrutores do PROERD tendem a reforçar a autoestima das crianças e adolescentes, para que possam lidar melhor com suas tensões, resistir a pressões externas de companheiros e mídias, e a desenvolver conceitos de cidadania. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo educativo, com a finalidade de oferecer instrução ao aluno através da inserção do mesmo por meio de um personagem que o represente em um cenário que simula um ambiente real do cotidiano dos estudantes, dentro de sua comunidade social e escolar, objetivando o estímulo às tomadas de decisões corretas a fim de evitar o contatos com as drogas.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies are increasingly inserted into the lives of people who are looking for new ways to expand their knowledge. Educational software and digital games are increasingly used in the socio-educational environment, and therefore, playful environments such as games and games are important and enjoyable tools for learning. The issue of combating drugs becomes more complex every day, requiring greater engagement and caution from security agencies, educational institutions and society in general. Education through PROERD (Drug and Violence Resistance Educational Program) promotes awareness from a public safety perspective applied in a school environment. One of the ways to reach the program's target audience is to offer language accessible to the target age, through interactive activities with the participation of groups in cooperative learning, designed to encourage students to solve the main problems in the target age group. find. Furthermore, PROERD instructors tend to reinforce the self-esteem of children and adolescents, so that they can better deal with their tensions, resist external pressure from peers and the media, and develop concepts of citizenship. In this context, the main objective of this work is the development of an educational game, with the purpose of offering instruction to the student by inserting them through a character that represents them in a scenario that simulates a real environment of the students' daily lives, within their social and school community, aiming to encourage correct decision-making in order to avoid contact with drugs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35136
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