Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35134
Título: | Política e tecnologia através da cor: a controvérsia em torno do Vantablack |
Título(s) alternativo(s): | Politics and technology through color: controversies around Vantablack |
Autor(es): | Campagnaro, Yuri Gabriel |
Orientador(es): | Silveira, Luciana Martha |
Palavras-chave: | Arte e tecnologia Cultura material Cor - Aspectos psicológicos Cor - Percepção Nanotecnologia Inovações tecnológicas Preto na arte Kapoor, Anish, 1954- Art and technology Material culture Color - Psychological aspects Color vision Nanotechnology Technological innovations Black in art |
Data do documento: | 13-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CAMPAGNARO, Yuri Gabriel. Política e tecnologia através da cor: a controvérsia em torno do Vantablack. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto as controvérsias em torno do Vantablack, uma cobertura de nanotecnologia que possui o efeito óptico de baixa refletividade da luz, apropriado de forma exclusiva para fins artísticos pelo artista Anish Kapoor, o que é combatido pela atuação de Stuart Semple. Essa tese utiliza a metodologia da cartografia de controvérsias sociotécnicas (Tommaso Venturini), identificando seus atores primários e secundários, bem como os assuntos disputados. Em abordagem multidisciplinar, conjuga-se teorias sobre o campo Ciência, Tecnologia e Sociedade, com a Cultura Material, Teoria da Cor, arte e filosofia para tecer considerações críticas sobre a co-produção entre arte, tecnociência e política. Consideramos as materialidades das cores e suas agências e identificamos uma multiplicidade ontológica no Vantablack, que age nas suas diferentes naturezas de material, cor e tinta, em associações e conflitos. Conclui-se que existe uma importante mediação da poética artística com a tecnologia e a política, ativada na relação entre mundos e atores diferentes. |
Abstract: | The subject of this research is the controversies around Vantablack, a nanotechnology coating that has the optical effect of low light reflectivity, exclusively appropriated for artistic purposes by artist Anish Kapoor, which is combatted by the action of Stuart Semple. This thesis uses the methodology of sociotechnical controversies cartography (Tommaso Venturini), identifying its primary and secondary actors, as well as the disputed issues. In a multidisciplinary approach, theories from the field of Science, Technology and Society are combined, with Material Culture, Color Theory, art and philosophy to make critical considerations about the co-production between art, technoscience and politics. We consider the materialities of colors and their agencies and identify an ontological multiplicity in Vantablack, which acts in its different natures of material, color and paint, in associations and conflicts. We conclude that there is an important mediation of artistic poetics with technology and politics, activated in the relationship between different worlds and actors. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35134 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
politicatecnologiacontroversiavantablack.pdf | 13,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons