Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVitale, Matheus Avelino-
dc.creatorTosetto, Marcelo-
dc.date.accessioned2024-10-16T17:51:06Z-
dc.date.available2024-10-16T17:51:06Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationVITALE, Matheus Avelino; TOSETTO, Marcelo. A revolta dos posseiros em quadrinhos digitais: uma abordagem de apoio no processo de ensino e aprendizagem de fatos da agricultura familiar do sudoeste do Paraná. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35133-
dc.description.abstractAn area that has been gaining ground is comic books, as they contain large amounts of visual and attractive information, as well as because they are objective and have several possible means of distribution. The educational area has already benefited from this means of storytelling, in the cognitive development of people with the aspect of instructing, socializing and entertaining. In this context, there is a lack of comic books that report regional events, such as the Revolt of the Squatters, which occurred in the southwest of Paraná. Therefore, the purpose of this work was to reproduce a narrative of the story Revolta dos Posseiros in digital comics, in the form of a web page to be made available to the public, which could even be worked on in the classroom through a didactic sequence. Because we did not find any comics that portrayed this regional fact, this is what prompted us to develop this theme. The general objective of this article is to encourage learning and the dissemination of knowledge by creating digital comics that portray some historical facts. of the Squatters' Revolt. And the specific objectives are: Understand, analyze and collect historical bibliographic information about the Revolt of the Squatters; Create learning objects (LO); Refine a didactic sequence for application in the classroom by history teachers; and, develop a web page that contains the comic strip for public access. In this context, the PDCA methodology was used, focusing on continuous improvement based on the 4-phase cycle, plan, develop, check and act. For this to be possible, it was necessary to study the historical fact that occurred in the southwestern region of Paraná, identify and define what were the striking points of the movement, so that the development of the comic strip was possible. As the elements present in the historical fact are diverse, we had to create, together with the narratives of the Squatters' Revolt, photos of the moment, which helped us in the process of extracting the learning objects to be modeled in the comic book. As well, we can find the results and the didactic sequence through the website https://revoltaposseirosquadrinhos.netlify.app.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos eletrônicaspt_BR
dc.subjectRevoltaspt_BR
dc.subjectPosseirospt_BR
dc.subjectWebcomicspt_BR
dc.subjectRiotspt_BR
dc.subjectSquatterspt_BR
dc.titleA revolta dos posseiros em quadrinhos digitais: uma abordagem de apoio no processo de ensino e aprendizagem de fatos da agricultura familiar do sudoeste do Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe squatters' revolt in digital comics: a supportive approach in the process of teaching and learning facts about family farming in southwest Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUma área que vem ganhando espaço são as histórias em quadrinhos, por conterem grandes quantidades de informações visuais e atrativas, bem como, por serem objetivas e terem vários meios possíveis de distribuição. A área educacional já vem se beneficiando deste meio de contação de histórias, no desenvolvimento cognitivo das pessoas com o aspecto de instruir, socializar e divertir. Nesse contexto, percebe-se a carência de histórias em quadrinhos que relatem fatos regionais, tal como a Revolta dos Posseiros, ocorrido no sudoeste paranaense. Diante disso, a proposta deste trabalho foi reproduzir uma narrativa da história Revolta dos Posseiros em quadrinhos digitais, em forma de página web para disponibilizar ao público, podendo ser trabalhada inclusive em sala de aula através de uma sequência didática. Por não termos encontrado nenhuma história em quadrinho que retratasse este fato regional, foi o que nos instigou a desenvolver este tema.O objetivo geral deste artigo é incentivar a aprendizagem e a disseminação do conhecimento pela criação de história em quadrinho digital que retrate alguns fatos históricos da Revolta dos Posseiros. E os objetivos específicos são: Compreender, analisar e levantar informações bibliográficas históricas da Revolta dos Posseiros; Criar objetos de aprendizagem (OA); Refinar uma sequência didática para que aplicação em sala de aula por professores de história; e, desenvolver uma página web que contenha a história em quadrinho para acesso do público. Neste contexto foi utilizado a metodologia PDCA, com foco na melhoria contínua baseado no ciclo de 4 fases, planejar, desenvolver, checar e agir. Para que isso fosse possível de realizar foi necessário estudar o fato histórico ocorrido na região sudoeste do Paraná, identificar e definir quais foram os pontos marcantes do movimento, para que fosse possível o desenvolvimento da história em quadrinhos. Como são diversos os elementos presentes no fato histórico, tivemos que realizar em conjunto com as narrativas da Revolta dos Posseiros, as fotos do momento, que nos auxiliaram no processo de extração dos objetos de aprendizagem a serem modelados na história em quadrinhos. Bem como, podemos encontrar os resultados e a sequência didática através da página web https://revoltaposseirosquadrinhos.netlify.app.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee1Varela, Paulo Júnior-
dc.contributor.referee2Oliveira, Wellton Costa de-
dc.contributor.referee3Varela, Luciane Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quadrinhosdigitaisrevolta_resumo.pdf62,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.