Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3513
Título: Oficinas em educação ambiental no ensino fundamental: redução, reutilização e reciclagem de materiais
Título(s) alternativo(s): Environmental education workshops in high school: reduction, reuse and material recycling
Autor(es): Menegazzo, Raquel Cristina Serafin
Orientador(es): Stadler, Rita de Cássia da Luz
Palavras-chave: Educação ambiental
Redução de resíduos
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Environmental education
Waste minimization
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 14-Mar-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MENEGAZZO, Raquel Cristina Serafin. Oficinas em educação ambiental no ensino fundamental: redução, reutilização e reciclagem de materiais. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: O tema central desta dissertação é a Educação Ambiental, delimitando o desenvolvimento de estratégias para a sensibilização dos alunos de uma Escola Municipal na redução do consumo. O embasamento teórico baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: uma etapa com a participação dos alunos de três oitavas séries, em um trabalho desenvolvido no grande grupo envolvendo os resíduos sólidos, sendo disponibilizada uma aula semanal de Ciências, e a outra etapa no pequeno grupo, em que os alunos, por escolha participaram de oficinas de reutilização de materiais recicláveis, em período contrário ao escolar, formando assim grupos com menor número de alunos. No grupo menor, propiciou-se espaço para que os alunos que pouco participavam de atividades expositivas expusessem seus comentários sobre as questões envolvendo os resíduos sólidos. Foi possível perceber diferenças no trabalho realizado no grande grupo, onde todos os alunos da turma estavam incluídos e no pequeno grupo. Em sala de aula, os alunos que participaram com os comentários e exposição de conhecimento os mais desinibidos. Para desenvolver essas atividades foi dado ênfase aos resíduos sólidos que estivessem presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar, entre eles: o papel, o vidro, o metal e o plástico. O objetivo era promover momentos de reflexão nos alunos frente às questões ambientais envolvendo os resíduos sólidos. Os resultados obtidos om o projeto foram a sensibilização dos alunos frente ao tema, e sua nova postura quanto ao descarte dos resíduos sólidos, pois passaram a lavar as embalagens antes do descarte e separar os resíduos produzidos. Após participarem das oficinas repassaram para familiares a importância de reutilizar embalagens evitando assim o desperdício. No vocabulário dos alunos surgiram palavras como: sensibilização, conscientização, resíduos sólidos, além de que diferenciaram reutilização de reciclagem. Como produto final da dissertação, produziu-se um Caderno Temático, envolvendo a Educação Ambiental, enfatizando a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. O objetivo desse Caderno Temático é servir de subsídio para professores desenvolverem atividades que envolvam o tema.
Abstract: The focus of this dissertation is the Environmental Education, mainly based on the development of strategies to sensitize and reduce the consumption of students from a specific city school. The theoretical substantiation is based on the National Curricular Parameters - NCP's. The project was divided in two steps: The first one with 8th grade students and some solid waste from their weekly Science classes; in the second step, small groups of students were observed, out of school time, being voluntaries in a reutilization workshop. In the second one, with the small groups, the students less participative were able to highlight their comments about the solid waste. The differences between both groups were notable. Inside the classroom, the students whom were adding comments and exposing ideas were less shy. To proceed with these activities, some daily solid waste was used, such as: paper, glass, metal and plastic. One of the objectives was to guide these students to think and reflect about this waste and about the environment. The results obtained were the change of the way that how they think and their new position about the solid waste discard (once that now they are washing the garbage before discarding). After the workshops, the students also spread this ideal to their families, avoiding wastage.These students now are using some new words, like: awareness and solid waste. The most important part was learning the difference between reuse and recycle. As a result of this dissertation, one thematic notebook was created, focusing the material reduction, reusing and recycling, as a way to allow teachers to develop activities about the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3513
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Menegazzo, Raquel Cristina Serafin _2011.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.