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dc.creatorLucas, Giovana-
dc.date.accessioned2024-10-15T21:45:44Z-
dc.date.available2024-10-15T21:45:44Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.citationLUCAS, Giovana. Sobre cultivar rosas e rimas: uma proposta de leitura semiótica das roseiras de Chico Buarque. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35124-
dc.description.abstractBased on the perception of the recurrence of the figures of the rose and the rose bush in MPB (Brazilian Popular Music) lyrics, this research, a master’s thesis, aims to investigate the significance of these figures in songs from the period of the military dictatorship (1964-1985). Due to the significant recurrence in the works by the same composer, the final corpus was limited to the repertoire of Chico Buarque de Hollanda – specifically: A Banda (1966); Você não ouviu (1966); Carolina (1967); Roda Viva (1967); Essa moça tá diferente (1970). For theoretical foundation, a path was traced from the song as work of art, and from MPB in its context of production (both in regard to political issues and technological transformations, and the dynamics of the cultural industry), until deepening of the research in the work by Chico Buarque. As a methodology, Semiotics of Discourse (SD) was chosen, in the guise of Greima’s theory, só that the analysis works through the conceptualization of semisymbolism and the structuring of the Generative Trajectory of Meaning (GTM). There was also a concern to understand the multimodal structure of the song genre – in whose conception the theoretical contributions of Tatit (2003; 2006; 2012) influenced –, taking into account in the analysis, in addition to the lyrics, the resources for creating meanings specific to musical language. Thus, attentive listening was developed, with special attention to aspects of arrangement, harmony and vocal accentuation, in addition to the scansion of the lyrics, in order to combine the metrics of orality and musical metrics, and look for melodic patterns. For a better understanding of semi-symbolic relationships, the presentation of the analyzes also included the development of a graphic representation. Finally, we sought to understand the metalanguage and inter-discourse relationships present in the corpus as a whole. The research revealed that the figures of the rose and the rose bush are used in a recurring and symbolic way, representing resistance, beauty, hope and social criticism, in addition to the passage of time and the ephemerality of life. Semiotic analysis made it possible to identify how these figures construct complex meanings in songs, using verbal and musical elements to transmit messages of poetic and cultural resistance.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectRosas - Canções e músicapt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectBuarque, Chico, 1944- - Crítica, interpretação, etc.pt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectLinguagem e históriapt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectRoses - Canções e músicapt_BR
dc.subjectPopular music - Brazilpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectBuarque, Chico, 1944- - Criticism, interpretation, etcpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectLanguage and historypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleSobre cultivar rosas e rimas: uma proposta de leitura semiótica das roseiras de Chico Buarquept_BR
dc.title.alternativeAbout growing roses and rhymes: a proposal for a semiotic reading of Chico Buarque’s rose bushespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA partir da percepção da recorrência das figuras da rosa e da roseira em letras da MPB (Música Popular Brasileira), esta pesquisa, em nível de dissertação de mestrado, propõese a investigar a significação dessas figuras em canções do período da ditadura militar (1964- 1985). Devido à expressiva reincidência em obras do mesmo compositor, limitou-se como corpus final o repertório de Chico Buarque de Hollanda – especificamente: A Banda (1966); Você não ouviu (1966); Carolina (1967); Roda Viva (1967); Essa moça tá diferente (1970). Para a fundamentação teórica, foi traçado um percurso da canção enquanto obra de arte, e da MPB em seu contexto de produção (tanto no que diz respeito às questões políticas quanto às transformações tecnológicas e de dinâmicas da indústria cultural), até o aprofundamento na obra de Chico Buarque. Como metodologia, foi escolhida a Semiótica Discursiva (SD), à guisa da teoria greimasiana, de modo que a análise trabalha por meio da conceituação de semissimbolismo e pela estruturação do Percurso Gerativo de Sentido (PGS). Houve ainda uma preocupação em compreender a estrutura multimodal do gênero canção – em cuja concepção influíram as contribuições teóricas de Tatit (2003; 2006; 2012) –, levando em conta na análise, para além das letras, os recursos de criação de sentidos próprios da linguagem musical. Assim, foi desenvolvida uma escuta atenta, com especial atenção a aspectos de arranjo, harmonia e acentuação vocal, somada à escansão das letras, a fim de juntar a métrica da oralidade e a métrica musical, e buscar padrões melódicos. Para a melhor compreensão das relações semissimbólicas, a apresentação das análises englobou também o desenvolvimento de uma representação gráfica. Por fim, buscou-se entender as relações de metalinguagem e interdiscurso presentes no corpus como um todo. A pesquisa revelou que as figuras da rosa e da roseira são utilizadas de forma recorrente e simbólica, representando resistência, beleza, esperança e crítica social, além da passagem do tempo e da efemeridade da vida. A análise semiótica permitiu identificar como essas figuras constroem sentidos complexos nas canções, utilizando elementos verbais e musicais para transmitir mensagens de resistência poética e cultural.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5959-1093pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790827390579651pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra Junior, Antonio Lemes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8771-908Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382780768191096pt_BR
dc.contributor.referee3Nishida, Gustavo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2139-7089pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6950919852955384pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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