Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35110
Título: Gestão de custos e formação de preços em uma indústria de pequeno porte do Paraná
Título(s) alternativo(s): Cost management and pricing in a small-sized industry in Paraná
Autor(es): Dallastra, Poliana Dozolina
Orientador(es): Brun, Sergio Adelar
Palavras-chave: Administração da produção
Custo
Empresas
Production management
Cost
Business enterprises
Data do documento: 18-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DALLASTRA, Poliana Dozolina. Gestão de custos e formação de preços em uma indústria de pequeno porte do Paraná. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como proposta identificar os custos para gestão da produção e fornecer parâmetros de preço de venda em uma empresa de pequeno porte localizada no estado do Paraná, cujo ramo se dá na fabricação e comércio de itens de limpeza. Para a realização do estudo, foi utilizado como base as ferramentas da gestão de custos bem como o auxílio do software Microsoft Excel. A empresa apresenta uma variedade de produtos, destes foram escolhidos um de cada linha para efetuar a análise. Demonstrou-se a importância do levantamento e organização dos custos. Foram medidos os tempos de produção e apurados os custos fixos e variáveis. Calculados e sugeridos os preços de venda, concluiu-se que os preços obtidos no estudo foram inferiores aos preços praticados pela empresa, que consegue trabalhar com margens maiores do que ela pretende porque o mercado lhe permite essa condição. Já que os preços praticados por ela acompanham os preços médios do mercado.
Abstract: This study aimed to identify the costs for production management and provide sales price parameters in a small business located in the state of Paraná, whose branch is in the manufacture and trade of cleaning items. To carry out the study, cost management tools were used as a basis, as well as the help of Ms Excel software. The company has a variety of products and one of them, of each line, was chosen to carry out the analysis. The importance of surveying and organizing costs was demonstrated. Production times were measured and fixed and variable costs were calculated. After calculating and suggesting sales prices, it was concluded that the prices obtained in the study were lower than the prices charged by the company, which is able to work with higher margins than it intends because the market allows this condition, since the prices charged by it follow the average market prices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35110
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaocustoformacaoprecos.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.