Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35108
Título: Planejamento e controle da produção: proposta de implantação em uma indústria vidreira no Norte do Paraná - Brasil
Título(s) alternativo(s): Production planning and control: implementation proposal in a glass industry in Northern Paraná - Brazil
Autor(es): Freire, Joanna Dayse Santos
Souza, Luiz Fernando de
Orientador(es): Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Palavras-chave: Planejamento da produção
Controle de produção
Administração da produção
Production planning
Production control
Production management
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FREIRE, Joanna Dayse Santos; SOUZA, Luis Fernando de. Planejamento e controle da produção: proposta de implantação em uma indústria vidreira no Norte do Paraná - Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: Mensurar a satisfação de um cliente com a aquisição de um produto é uma forma de definir a conexão com a marca, estando intimamente ligada com vários fatores, entre eles a realidade dos processos vividos dentro da empresa. Assim, muitas indústrias buscam se desenvolver para agregar valor aos seus produtos e atrair novos clientes. O presente trabalho buscou propor a implantação do PCP com base na metodologia de Barros Filho (1999) para uma indústria vidreira no Norte do Paraná. O método se desdobra em dez etapas, no qual aborda dos princípios básicos até a implementação do Planejamento e Controle da Produção. Foram utilizadas diversas técnicas para obtenção de informações pertinentes a empresa, como: conversas informais com os funcionários e responsáveis pelo processo e pesquisas em bibliografias. Ao final do desenvolvimento do trabalho, a indústria se beneficiou de um passo a passo para a estruturação de um PCP, com a intenção de ter um processo mais estruturado, eficiente e produtos com maior valor agregado.
Abstract: Measuring a customer's satisfaction with the acquisition of a product is a way of defining the connection with the brand, being closely linked to several factors, including the reality of the processes lived inside the company. Thus, many industries seek to develop to add value to their products and attract new customers. The present work aimed to propose the implantation of the PPC based on Barros Filho’s (1999) methodology for a glass industry in the North of Paraná. The method unfolds in ten steps, in which it approaches from the basic principles to the implementation of production planning and control. Several techniques were used to obtain information relevant to the company, such as: informal conversations with employees and those responsible for the process and research in bibliographies. At the end of the work, the industry benefited with a step-by-step process for a PPC structuring, with the intention of having products with greater added value, a more structured and efficient process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35108
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planejamentocontroleproducaoindustria.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.