Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35103
Título: Se flopar, nunca postei: produção de piloto de série animada sobre a influência das mídias sociais
Título(s) alternativo(s): If it flops, i never posted: animated series pilot production on the influence of social media
Autor(es): Schneider, Lucas Zimermann
Orientador(es): Schirigatti, Elisangela Lobo
Palavras-chave: Mídia social
Animação por computador
Entretenimento
Adolescentes - Conduta
Social media
Computer animation
Entertaining
Teenagers - Conduct of life
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHNEIDER, Lucas Zimermann. Se flopar, nunca postei: produção de piloto de série animada sobre a influência das mídias sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O uso das mídias sociais está aumentando consideravelmente. Grande parte da população brasileira possui acesso a alguma delas, e isso tem afetado a forma de comunicação e consumo de conteúdos. Com esse novo cenário, é observado que existem benefícios e malefícios. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo criar um piloto de série animada que traga críticas e informações a respeito do uso das mídias sociais para adolescentes e jovens, que são os mais afetados por essa tecnologia. A metodologia de Design Thinking foi utilizada para pesquisar, desenvolver e testar o piloto. No entanto, para o desenvolvimento foram aplicadas as etapas do processo de produção para uma animação. O perfil jovem (faixa etária de 13 a 24 anos) foi estudado e selecionado para ser o público-alvo. Foram feitos estudos de estilo, roteiro, cenários, caracterização, direção de voz original e storyboard. Para a animação, a técnica utilizada foi a cut-out digital 2D, utilizando o programa Toon Boom Harmony. O episódio foi finalizado aplicando efeitos de iluminação e sonorização. O resultado foi um piloto de série animada publicado.
Abstract: The use of social media is increasing considerably. A large part of the Brazilian population has access to some of them, and this has affected the form of communication and consumption of content. With this new scenario, it is observed that there are benefits and harms. This course conclusion work aims to create an animated series pilot that brings criticism and information about the use of social media for teenagers and young people, who are the most affected by this technology. The Design Thinking methodology was used to research, develop and test the pilot. However, for the development, the steps of the production process for an animation were applied. The young profile (age group from 13 to 24 years old) was studied and selected to be the target audience. Studies of style, script, scenarios, characterization, original voice direction and storyboard were carried out. For the animation, the technique used was the 2D digital cut-out, using the Toon Boom Harmony program. The episode was finished by applying lighting and sound effects. The result was a published animated series pilot.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35103
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
serieinfluenciamidiassociais.pdf6,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons