Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35096
Título: O princípio da indução finita e sua aplicação na educação básica
Título(s) alternativo(s): The principle of finite induction and its application in basic education
Autor(es): Feiten, Viviane Vanessa Dohl
Orientador(es): Vinciguerra, Robson Willians
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Indução (Matemática)
Números naturais
Mathematics - Study and teaching
Induction (Mathematics)
Numbers, Natural
Data do documento: 6-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: FEITEN, Viviane Vanessa Dohl. O princípio da indução finita e sua aplicação na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.
Resumo: Este trabalho visa usar a demonstração por indução matemática como ferramenta didática para o ensino. O foco é auxiliar o professor na explicação de fórmulas e conjecturas, promovendo uma experiência matemática profunda para os alunos. Queremos que os alunos questionem as generalizações e se tornem mais analíticos em relação às afirmações feitas. Como metodologia serão empregadas técnicas de indução matemática para explicar conceitos e fórmulas já existentes e, dessa forma, teremos a indução matemática como uma ferramenta formal que ajuda a desenvolver uma compreensão precisa dos conceitos matemáticos, sendo crucial para evitar erros derivados de falsas generalizações. Por fim, concluiremos sugerindo que o uso da indução matemática visa fornecer aos alunos uma base sólida e a capacidade de realizar demonstrações rigorosas antes de afirmar qualquer observação matemática.
Abstract: This work aims to use proof by mathematical induction as a didactic tool for teaching. The focus is on assisting teachers in explaining formulas and conjectures, promoting a deeper mathematical experience for students. We want students to question generalizations and become more analytical regarding the statements made. As a methodology, mathematical induction techniques will be employed to explain existing concepts and formulas, thus using mathematical induction as a formal tool that helps develop a precise understanding of mathematical concepts, which is crucial to avoid errors resulting from false generalizations. Finally, we will conclude by suggesting that the use of mathematical induction aims to provide students with a solid foundation and the ability to perform rigorous proofs before asserting any mathematical observation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35096
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
principioinducaofinitaaplicacao.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons