Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35096
Título: | O princípio da indução finita e sua aplicação na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The principle of finite induction and its application in basic education |
Autor(es): | Feiten, Viviane Vanessa Dohl |
Orientador(es): | Vinciguerra, Robson Willians |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Indução (Matemática) Números naturais Mathematics - Study and teaching Induction (Mathematics) Numbers, Natural |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | FEITEN, Viviane Vanessa Dohl. O princípio da indução finita e sua aplicação na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024. |
Resumo: | Este trabalho visa usar a demonstração por indução matemática como ferramenta didática para o ensino. O foco é auxiliar o professor na explicação de fórmulas e conjecturas, promovendo uma experiência matemática profunda para os alunos. Queremos que os alunos questionem as generalizações e se tornem mais analíticos em relação às afirmações feitas. Como metodologia serão empregadas técnicas de indução matemática para explicar conceitos e fórmulas já existentes e, dessa forma, teremos a indução matemática como uma ferramenta formal que ajuda a desenvolver uma compreensão precisa dos conceitos matemáticos, sendo crucial para evitar erros derivados de falsas generalizações. Por fim, concluiremos sugerindo que o uso da indução matemática visa fornecer aos alunos uma base sólida e a capacidade de realizar demonstrações rigorosas antes de afirmar qualquer observação matemática. |
Abstract: | This work aims to use proof by mathematical induction as a didactic tool for teaching. The focus is on assisting teachers in explaining formulas and conjectures, promoting a deeper mathematical experience for students. We want students to question generalizations and become more analytical regarding the statements made. As a methodology, mathematical induction techniques will be employed to explain existing concepts and formulas, thus using mathematical induction as a formal tool that helps develop a precise understanding of mathematical concepts, which is crucial to avoid errors resulting from false generalizations. Finally, we will conclude by suggesting that the use of mathematical induction aims to provide students with a solid foundation and the ability to perform rigorous proofs before asserting any mathematical observation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35096 |
Aparece nas coleções: | TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
principioinducaofinitaaplicacao.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons