Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35094
Título: Lei geral de proteção de dados: um estudo sobre o conhecimento dos acadêmicos e egressos dos cursos de ciências contábeis e engenharia da computação da UTFPR campus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): General data protection law: A study on the knowledge of academicists and graduates from accounting sciences and computer engineering courses at UTFPR campus Pato Branco
Autor(es): Wartha, Karen Thaís
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Gerenciamento da informação pessoal
Proteção de dados - Brasil - Legislação
Proteção de dados
Personal information management
Data protection - Brazil - Law and legislation
Data protection
Data do documento: 11-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: WARTHA, Karen Thaís. Lei geral de proteção de dados: um estudo sobre o conhecimento dos acadêmicos e egressos dos cursos de ciências contábeis e engenharia da computação da UTFPR campus Pato Branco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (Lei n. 13.709, 2018), em vigor desde setembro 2020, tem como objetivo proteger a privacidade e os dados pessoais dos cidadãos, estabelecendo regras para a coleta, armazenamento e tratamento dos dados pessoais. Com o avanço constante da tecnologia, esta legislação fez-se pertinente para atender as novas demandas da sociedade, que está conectada no meio digital a todo instante. A criação da lei impactou diretamente algumas áreas, em especial as áreas contábil e da tecnologia da informação, que manuseiam dados pessoais a todo instante em suas atividades rotineiras. A presente pesquisa teve como objetivo compreender o nível e a origem do conhecimento sobre a LGPD dos acadêmicos e egressos da UTFPR Campus Pato Branco, dos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia da Computação, escolhidos por serem futuros especialistas em contabilidade e em desenvolvimento de sistemas, duas áreas em ascensão por estarem ligadas a tecnologia. Para coleta dos dados, aplicou-se um questionário on-line, dividido em três blocos, sendo um deles sobre o nível de conhecimento, outro sobre a origem do conhecimento e um terceiro sobre a caracterização dos respondentes. Nos dois primeiros blocos, utilizou-se uma escala Likert adaptada de 10 níveis, sendo quanto mais próximo de 10 mais se concorda com a afirmativa, quanto mais próximo de 1 menos se concorda, e 0, para questões que não se soubesse responder. No bloco 1, respondentes com média por questão mais próxima de 10 possuem maior nível de conhecimento e no bloco 2, respondentes com média por questão mais próxima de 10 foram mais expostos aos conceitos da LGPD, seja na universidade, na ocupação profissional ou de forma independente. A amostra desta pesquisa foi formada por 207 indivíduos, sendo 145 relacionados com a área contábil e 62 relacionados com a área de dados. A análise dos dados deu-se por meio de técnicas estatísticas e pelos testes não paramétricos Mann-Whitney (MW) e Kruskal-Wallis (KW) com a correção Bonferroni. Os resultados do estudo demonstraram que variáveis como o curso de graduação e o período em que se encontra o respondente, não afetam seu nível de conhecimento sobre a LGPD, todavia, a ocupação profissional, o tempo na ocupação e a idade do respondente, são variáveis que impactam no seu nível de conhecimento sobre a Lei. Realizou-se uma tabulação cruzada, como forma de entender onde os respondentes que possuíam mais conhecimento sobre a LGPD haviam o acessado, e identificou-se que a origem do conhecimento da amostra surge em grande parte, na sua ocupação profissional, onde são expostos frequentemente a responsabilidades que envolvem a Lei. Ainda, os resultados sugerem que os respondentes sentem que o conhecimento adquirido sobre o tema na universidade não foi suficiente para suprir suas necessidades profissionais.
Abstract: The General Data Protection Law (LGPD) (Law No. 13,709, 2018), in force since September 2020, aims to protect the privacy and personal data of citizens, establishing rules for the collection, storage and processing of personal data. With the constant advancement of technology, this legislation has become relevant to meet the new demands of society, which is connected to the digital environment at all times. The creation of the law directly impacted some areas, especially the accounting and information technology areas, which handle personal data at all times in their routine activities. The present research aimed to understand the level and origin of knowledge about the LGPD of academics and graduates from UTFPR Campus Pato Branco, from the Accounting Sciences and Computer Engineering courses, chosen because they are future experts in accounting and systems development, two areas on the rise because they are linked to technology. To collect data, an online questionnaire was applied, divided into three blocks, one of which was about the level of knowledge, another about the origin of knowledge and a third about the characterization of the respondents. In the first two blocks, an adapted Likert scale of 10 levels was used, with the closer to 10 being the more likely one agreed with the statement, the closer to 1 the less likely one was to agree, and 0, for questions that one did not know how to answer. In block 1, respondents with an average per question closer to 10 have a higher level of knowledge and in block 2, respondents with an average per question closer to 10 were more exposed to LGPD concepts, whether at university, in their professional occupation or otherwise. independent. The sample for this research was made up of 207 individuals, 145 related to the accounting area and 62 related to the data area. Data analysis was performed using statistical techniques and the non-parametric Mann-Whitney (MW) and Kruskal-Wallis (KW) tests using the Bonferroni correction. The results of the study demonstrated that variables such as the undergraduate course and the period in which the respondent is working do not affect their level of knowledge about the LGPD, however, the professional occupation, time in the occupation and the age of the respondent are variables that impact their level of knowledge about the Law. A cross-tabulation was carried out, as a way of understanding where the respondents who had more knowledge about the LGPD, had accessed them and it was identified that the origin of the sample's knowledge appears largely part, in their professional occupation, where they are frequently exposed to responsibilities involving the Law. Furthermore, it is noteworthy that the respondents feel that the knowledge acquired on the subject at university was not sufficient to meet their professional needs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35094
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leiprotecaodados.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons