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Título: Apoio à gestão e ao processo de certificação da qualidade em uma indústria de base tecnológica à luz dos indicadores não financeiros
Título(s) alternativo(s): Support for management and the quality certification process in a technological-based industry in the light of non-financial indicators
Autor(es): Massucatto, Lucas
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Gestão da qualidade total
Processo decisório por critério múltiplo
Performance - Evaluation
Total quality management
Multiple criteria decision making
Data do documento: 7-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MASSUCATTO, Lucas. Apoio à gestão e ao processo de certificação da qualidade em uma indústria de base tecnológica à luz dos indicadores não financeiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: A missão das empresas é gerar valor, operando de forma eficiente e integrando recursos para controlar os custos e aumentar as receitas. Em um ambiente competitivo e dinâmico, a qualidade e a inovação são importantes para a sobrevivência das empresas, especialmente para as Empresas de Bases Tecnológicas (EBTs), que introduzem novos produtos e processos para o mercado comercial. Nesse contexto, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) torna-se estratégico para as EBTs, pois facilita a obtenção de certificações e um desempenho organizacional eficaz. Este trabalho, de natureza descritiva, tem como objetivo geral estruturar um modelo para apoiar a gestão e o processo de certificação da qualidade em uma indústria de base tecnológica. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa para compreender quais indicadores não financeiros devem ser considerados para a apoiar a gestão e o processo de certificação da qualidade na indústria objeto deste estudo. Inicialmente diagnosticou-se o status quo do processo atual de avaliação de desempenho no SGQ da empresa, coletando dados de fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas com o sócio administrador e a equipe de auditoria interna, e de fontes secundárias, mediante a análise dos documentos existentes na empresa em seu atual SGQ. Esse diagnóstico apontou para um SGQ já em funcionamento na empresa, sendo certificado pela Norma ABNT ISO 9001:2015. Para estruturar o modelo de apoio à decisão, utilizou-se como instrumento de intervenção a metodologia MCDA-C, que permitiu identificar e analisar interpretativamente, apenas a existência de indicadores não financeiros para a avaliação de desempenho do SGQ, sendo distribuídos em quatro Pontos de Vista Fundamentais: Organizacional, Comunicação, Qualidade e Estrutural. Este estudo concentrou-se especificadamente na fase de estruturação da MCDA-C, proporcionando ao decisor uma visão holística de uma quantidade relativamente pequena de indicadores não financeiros utilizados para avaliar o desempenho da empresa. Com base nisso, os resultados da estruturação da MCDA-C possibilitaram analisar mais a fundo os Elementos Primários de Avaliação (EPAs) e criar novos indicadores não financeiros para identificar com mis eficácia as áreas e atividades que apresentam um desempenho comprometedor na gestão da qualidade. Em suma, esta pesquisa contribui no campo teórico ao sugerir a aplicação de estudos futuros para a continuação das fases da MCDA-C, incluindo as etapas de avaliação e recomendações para a criação de um modelo que apoie o processo e a gestão da certificação da qualidade em uma indústria de base tecnológica. No campo prático, reforça-se o entendimento de que a escolha adequada de indicadores não financeiros é imprescindível para a eficácia da gestão da qualidade e o sucesso a longo prazo, corroborando para alinhar objetivos, melhorar a satisfação do cliente e otimizar os processos internos, especialmente aqueles mais complexos ou com desempenho comprometedor.
Abstract: The mission of companies is to generate value by operating efficiently and integrating resources to control costs and increase revenues. In a competitive and dynamic environment, quality and innovation are crucial for the survival of companies, especially for Technology-Based Companies (TBCs) that introduce new products and processes to the commercial market. In this context, the implementation of a Quality Management System (QMS) becomes strategic for TBCs as it facilitates obtaining certifications and achieving effective organizational performance. This descriptive study aims to structure a model to support the management and quality certification process in a technology-based industry. The research was conducted through a case study, using a qualitative approach to understand which non-financial indicators should be considered to support the management and quality certification process in the industry under study. Initially, the status quo of the current performance evaluation process in the company's QMS was diagnosed by collecting data from primary sources through semi-structured interviews with the managing partner and the internal audit team, and from secondary sources by analyzing existing documents in the company's current QMS. This diagnosis revealed a QMS already in operation within the company, certified by the ABNT ISO 9001:2015 standard. To structure the decision support model, the MCDA-C methodology was used as an intervention instrument, allowing the identification and interpretative analysis of the existence of non-financial indicators for evaluating QMS performance, distributed across four Fundamental Viewpoints: Organizational, Communication, Quality, and Structural. This study specifically focused on the MCDA-C structuring phase, providing the decision-maker with a holistic view of a relatively small number of non-financial indicators used to evaluate the company's performance. Based on this, the results of the MCDA-C structuring enabled a deeper analysis of the Primary Assessment Elements (PAEs) and the creation of new non-financial indicators to more effectively identify areas and activities with compromised performance in quality management. In summary, this research contributes to the theoretical field by suggesting the application of future studies to continue the MCDA-C phases, including the evaluation and recommendation stages for creating a model that supports the quality certification process and management in a technology-based industry. In practical terms, it reinforces the understanding that the appropriate choice of non-financial indicators is essential for effective quality management and long-term success, helping to align objectives, improve customer satisfaction, and optimize internal processes, especially those more complex or with compromised performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35089
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