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Título: O trabalho e sua influência no nível de aprendizagem de estudantes trabalhadores em disciplinas específicas do curso de ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): Work and its influence on the learning level of student workers in specific subjects of the accounting sciences course
Autor(es): Webber, André Carlos
Rubnich, Taise Caroline
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Aprendizagem
Trabalhadores-estudantes
Estudantes - Avaliação
Estudantes - Aspectos econômicos
Learning
Students, Part-time
Students - Rating of
Students - Economic aspects
Data do documento: 11-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: WEBBER, André Carlos; RUBNICH, Taise Caroline. O trabalho e sua influência no nível de aprendizagem de estudantes trabalhadores em disciplinas específicas do curso de ciências contábeis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Nos dias atuais, com o aumento das oportunidades de ensino, a conciliação do trabalho e estudo tem sido um desafio, especialmente entre estudantes de classes sociais inferiores, que geralmente exercem dupla jornada. Diante disto, a pesquisa apresenta como objetivo analisar a relação entre o trabalho na área contábil com o nível de aprendizagem dos discentes nas disciplinas específicas do curso de Ciências Contábeis. Destaca-se a importância do acesso à educação para diversos perfis de alunos e a necessidade de conciliação entre o estudo e o trabalho. Para realizar esta investigação, o estudo adota uma abordagem metodológica específica quantitativa em forma de questionário aplicado na forma de escala Likert, adaptada em 11 níveis. Já para determinar o perfil pessoal e profissional dos respondentes foi aplicado questionário com perguntas objetivas e abertas afim de coletar informações de punho pessoal, como por exemplo, em relação ao tempo de experiência profissional, setor de atuação, idade e sexo. A coleta de dados foi realizada em março de 2024 e a amostra obtida foi de 94 acadêmicos do curso de ciências contábeis da UTFPR – Campus Pato Branco. A pesquisa alcançou os objetivos propostos, revelando o perfil socioeconômico e profissional dos acadêmicos de Ciências Contábeis, além de demonstrar se o setor de atuação profissional influência ou não no nível de aprendizagem. Embora constatado que o setor de atuação não causa diferenças significativas no nível de aprendizagem dos alunos, outros fatores apresentaram tais diferenças, como por exemplo, possuir outra graduação, possuir filhos, idade e tempo de experiência profissional. Este estudo contribui para avaliar se há relação entre o nível de aprendizagem em relação as experiências profissionais que o discente possui, como também constatou que fatores de punho pessoal acabam causando diferença no nível de aprendizagem, incentivando assim que as instituições de ensino desenvolvam métodos para explorar esses aspectos mais detalhadamente, a fim de obter informações cruciais sobre como esses fatores influenciam o nível de aprendizagem discente, especialmente no contexto específico do curso de Ciências Contábeis.
Abstract: Nowadays, with the increase in teaching opportunities, reconciling work and study has been a challenge, especially among students from lower social classes, who generally work double shifts. In view of this, the research aims to analyze the relationship between work in the accounting area and the level of learning of students in specific disciplines of the Accounting Sciences course. The importance of access to education for different student profiles and the need to reconcile study and work is highlighted. To carry out this investigation, the study adopts a specific quantitative methodological approach in the form of a questionnaire applied in the form of a Likert scale, adapted into 11 levels. To determine the personal and professional profile of the respondents, a questionnaire was administered with objective and open-ended questions in order to collect personal information, for example, regarding length of professional experience, sector of activity, age and gender. The questionnaire was administered in March 2024 and the sample obtained was 94 students from the accounting sciences course at UTFPR – Campus Pato Branco. The research achieved the proposed objectives, revealing the socioeconomic and professional profile of Accounting students, in addition to demonstrating whether or not the professional sector influences the level of learning. Although it was found that the sector of activity does not cause significant differences in the students' learning level, other factors presented such differences, such as having another degree, having children, age and length of professional experience. This study contributes to evaluating whether there is a relationship between the level of learning in relation to the professional experiences that the student has, encouraging educational institutions to develop methods to explore these aspects in more detail, in order to obtain crucial information about how these factors influence the level of student learning, especially in the specific context of the Accounting Sciences course.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35087
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