Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35074
Título: | Rebaixamento do lençol freático em construções subterrâneas: estudo de caso na obra de expansão da linha 2, verde do metrô da cidade de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Lowering of the water table in underground constructions: case study in the expansion work of the line 2, green of the São Paulo city metro |
Autor(es): | Cunha Neto, Ivan Flausino da |
Orientador(es): | Tabalipa, Ney Lyzandro |
Palavras-chave: | Águas subterrâneas Construção civil Transporte urbano Groundwater Building Urban transportation |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CUNHA NETO, Ivan Flausino da. Rebaixamento do lençol freático em construções subterrâneas: estudo de caso na obra de expansão da linha 2, verde do metrô da cidade de São Paulo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | O metrô da cidade de São Paulo – SP é um transporte público de extrema importância no dia a dia da população, com isso em mente, diversas obras de expansão são realizadas na capital paulista. Para se tornar possível a realização destas obras, é preciso realizar um amplo estudo sobre rebaixamento do lençol freático e sua aplicação em construções subterrâneas. O presente trabalho reúne diversos autores e explica as diferenças de cada sistema de rebaixamento através de uma vasta pesquisa e estudo de artigos. Com o estudo realizado, é possível compreender toda a importância do tema na área da construção civil, seja para entender as vantagens e desvantagens de cada sistema, suas aplicações, pelos impactos ambientais causados, a segurança dos funcionários envolvidos em uma obra deste segmento, e até mesmo a relevância do assunto na sociedade para futuros estudos. Através de uma ampla pesquisa, foi possível notar que este é um tema que ainda precisa de estudos mais nichados, seja para uma obra em específico ou uma região de interesse. Dito isso, é um assunto muito importante que está presente na vida de milhões de pessoas, como por exemplo as que precisam de locomover através do transporte público. Além disso, foi realizado um estudo de caso que mostra na prática como se dá o processo do sistema de rebaixamento do lençol freático em uma construção subterrânea. |
Abstract: | The subway in the city of São Paulo – SP is an extremely important public transport in the daily lives of the population, with this in mind, several expansion works are carried out in the capital of São Paulo. To make these works possible, it is necessary to carry out an extensive study on lowering of the water table and its application in underground constructions. This work brings together several authors and explains the differences between each drawdown groundwater system through extensive research and study of articles. With the study carried out, it is possible to understand the full importance of the topic in the area of civil construction, whether to understand the advantages and disadvantages of each system, its applications, the environmental impacts caused, the safety of employees involved in a project in this segment, and even the relevance of the subject in society for future studies. Through extensive research, it was possible to note that this is a topic that still needs more niche studies, whether for a specific work or a region of interest. That said, it is a very important subject that is present in the lives of millions of people, such as those who need to travel via public transport. Furthermore, a case study was carried out that shows in practice how the process of lowering the water table works in an underground construction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35074 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rebaixamentodolencolfreatico.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons