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Título: Planejamento das operações de dragagem no Rio Paraopeba: um estudo de caso pós-desastre Brumadinho
Título(s) alternativo(s): Planning dredging operations in the Paraopeba river: a post Brumadinho disaster case study
Autor(es): Gomes, Julio Alves
Orientador(es): Sabbi, Volmir
Palavras-chave: Dragagem
Barragens de rejeitos
Tubulação
Dredging
Tailings dams
Piping
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GOMES, Julio Alves. Planejamento das operações de dragagem no Rio Paraopeba: um estudo de caso pós-desastre Brumadinho. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o planejamento e a execução das operações de dragagem no Rio Paraopeba, enfocando a remediação ambiental após o desastre de Brumadinho. O trabalho examina as etapas de planejamento, os desafios operacionais enfrentados, e as discrepâncias entre os resultados esperados e os obtidos. Identificou-se que a produtividade da dragagem foi afetada negativamente pela presença de rochas grandes não detectadas nos ensaios iniciais, além de frequentes rompimentos na linha de recalque e problemas com as barreiras de contenção de óleo. O estudo destaca a importância de ensaios mais representativos do material a ser dragado, um planejamento de manutenção mais rigoroso para a tubulação e a necessidade de soluções adaptativas para a contenção de contaminantes. Recomendações incluem o uso de tecnologias avançadas de monitoramento, uma abordagem conservadora na manutenção da tubulação, e a implementação de barreiras de contenção mais robustas, visando melhorar a eficiência, segurança e sustentabilidade das futuras operações de dragagem.
Abstract: This thesis examines the planning and execution of dredging operations in the Paraopeba River, focusing on environmental remediation following the Brumadinho disaster. This work explores the planning stages, operational challenges faced, and discrepancies between expected and achieved outcomes. It was identified that the productivity of dredging was negatively impacted by the presence of large rocks not detected in the initial tests, frequent ruptures in the pipeline, and issues with oil containment barriers. The study highlights the importance of more representative tests of the material to be dredged, more rigorous pipeline maintenance planning, and the need for adaptive solutions for contaminant containment. Recommendations include the use of advanced monitoring technologies, a conservative approach to pipeline maintenance, and the implementation of more robust containment barriers, aiming to improve the efficiency, safety, and sustainability of future dredging operations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35069
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