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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35061
Título: | Dimensionamento do comprimento da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Pato Branco com critérios comparativos |
Título(s) alternativo(s): | Design of the runway length of Pato Branco airport using comparative criteria |
Autor(es): | Fischer, Pedro Braga |
Orientador(es): | Sabbi, Volmir |
Palavras-chave: | Aeroportos Pavimentos Construção civil Airports Pavements Building |
Data do documento: | 18-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FISCHER, Pedro Braga. Dimensionamento do comprimento da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Pato Branco com critérios comparativos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o dimensionamento da pista do Aeroporto Regional de Pato Branco, contextualizando sobre o desenvolvimento da cultura aeronáutica no Brasil, definindo os itens a serem abordados durante a classificação e projeto de um aeroporto, definição das variáveis que interferem no comprimento da pista de pouso e decolagem e suas zonas de proteção. Também define quais são as aeronaves operantes no país e o impacto da oferta e demanda. Pondera sobre as necessidades de uma cidade com aproximadamente cem mil habitantes no prisma da aviação comercial, adotando que uma pista de mil e oitocentos metros seria o suficiente para suprir a demanda e regularizar o preço das passagens. |
Abstract: | The present work aims to present a study on the runway sizing of the Regional Airport of Pato Branco, contextualizing the development of aeronautical culture in Brazil, defining the items to be addressed during the classification and design of an airport, and identifying the variables that affect the length of the runway and its protection zones. It also defines which aircraft are operating in the country and the impact of supply and demand, considers the needs of a city with approximately one hundred thousand inhabitants in the context of commercial aviation, adopting that a runway of one thousand and eight hundred meters would be sufficient to meet the demand and stabilize ticket prices. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35061 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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