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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bortoli, Leonardo Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T11:36:33Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10T11:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | BORTOLI, Leonardo Pereira de. Análise de segurança viária na PRC 280: estudo de caso no trecho entre Pato Branco - PR e Mariópolis - PR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35054 | - |
dc.description.abstract | Traffic accidents are one of the leading causes of deaths and serious injuries in developing countries like Brazil. Despite various initiatives over the past decade, the global mortality rate from accidents has remained unchanged, indicating the need for greater investment in road safety. In order to prevent new accidents with serious and fatal injuries, it is necessary to adopt proactive road safety management approaches. iRAP, the International Road Assessment Programme, is a method that proposes inspecting roads by evaluating their infrastructure characteristics every 100 meters. The program generates a road safety rating and an investment plan, identifying necessary countermeasures to proactively address the locations with the highest risk of serious accidents. In applying the iRAP method, the most critical segments were identified and priority investments of 109 million reais were determined. This initiative could prevent around 105 fatal or serious injuries over a 10-year period. The application of iRAP has proven effective for analyzing the road safety of rural highways by experienced professionals, showing great potential to support road safety projects on the country's roads. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Projetos e construção - Fatores de risco | pt_BR |
dc.subject | Segurança no trânsito | pt_BR |
dc.subject | Engenharia rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Roads - Design and construction - Risk factors | pt_BR |
dc.subject | Traffic safety | pt_BR |
dc.subject | Highway engineering | pt_BR |
dc.subject | Traffic acidentes | pt_BR |
dc.title | Análise de segurança viária na PRC 280: estudo de caso no trecho entre Pato Branco - PR e Mariópolis - PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Road safety analysis on PRC 280: a case study on the section between Pato Branco - PR and Mariópolis - PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sinistros de trânsito são uma das principais causas de óbitos e lesões graves em países subdesenvolvimento, como o Brasil. Apesar das várias iniciativas na última década, a taxa global de mortalidade por sinistros permaneceu inalterada, indicando a necessidade de mais investimentos em segurança viária. A fim de prevenir novos sinistros com vítimas graves e fatais, é necessário adotar abordagens proativas de gestão da segurança viária. O iRAP, International Road Assessment Programme, é um método que propõe a inspeção de rodovias avaliando suas características da infraestrutura viária a cada 100 metros. O programa gera uma classificação da segurança viária e um plano de investimentos, identificando contramedidas necessárias para corrigir preventivamente os locais com maior risco de sinistros graves. Na aplicação do método iRAP, foram identificados os segmentos mais críticos e determinados investimentos prioritários de 109 milhões de reais. Esta iniciativa pode evitar cerca de 105 vítimas fatais ou graves em um período de 10 anos. A aplicação do iRAP demonstrou ser eficaz para a análise da segurança viária de rodovias rurais por profissionais experientes, mostrando grande potencial para apoiar projetos de segurança viária nas estradas do país. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
dc.contributor.referee1 | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
dc.contributor.referee2 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee3 | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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