Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCrocetti, Maria Eduarda Duarte Tenório de Albuquerque-
dc.creatorMaximiano, Tiago-
dc.date.accessioned2024-10-09T17:19:30Z-
dc.date.available2024-10-09T17:19:30Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationCROCETTI, Maria Eduarda Duarte Tenório de Albuquerque; MAXIMIANO, Tiago. Análise de viabilidade para implantação de semáforo em uma interseção em nível no bairro Mossunguê, cidade de Curitiba/PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35043-
dc.description.abstractThe use of stoplights has been a common practice in the crossings of big cities and capitals of Brazilian States. When the intersections do not have stoplights, they tend to show clustering and queues, mainly at peak hours. One of these intersections is characterized by the Monsenhor Ivo Zanlorenzi and Luíza Mazetto Baggio Streets, located in the Mossunguê neighborhood – municipality of Curitiba/PR. In this manner, the present research study investigated the technical feasibility of the use of stoplights in the selected intersection, aiming at increasing traffic capacity in the minor roadway. The experimental protocol included traffic counting, analytical calculations for the determination of the current traffic capacity, project of stoplights for the current and designed years and traffic simulations with the SUMO software. It was noticed that the stoplight brings benefits to the minor roadway (Luíza Mazetto Baggio Street), but the traffic in the major roadway (Monsenhor Ivo Zanlorenzi Street) depicted great reductions in the average speed and higher delays. A third alternative proposed in the investigation – the implementation of one-way traffic circulation in the Luíza Mazetto Baggio Street – was found to be the most feasible one at a first glance, since the traffic conditions in the minor roadway were improved and the traffic circulation in the major roadway was not seriously compromised. However, such an alternative demands further studies because the practical traffic capacity is reached in the current year (2023) and according to Brazilian traffic manuals. Also, the impact of this choice in the surrounding streets and that operate with two-way traffic must also be analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectRodovias - Interferências e interseçõespt_BR
dc.subjectTráfego urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectRoads - Interchanges and intersectionspt_BR
dc.subjectCity traffic - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade para implantação de semáforo em uma interseção em nível no bairro Mossunguê, cidade de Curitiba/PRpt_BR
dc.title.alternativeTechnical feasibility of the implementation of traffic signals in a stop-controlled intersection in the Mossunguê neighborhood, municipality of Curitiba/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA implantação de semáforos tem sido uma alternativa comumente selecionada nos cruzamentos das grandes cidades e capitais de estados brasileiros. Quando não possuem semáforos, as interseções tendem a apresentar muitas filas de veículos e retenções, principalmente em horários de pico. Uma destas interseções não semaforizadas consiste no cruzamento entre a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi e a Rua Luíza Mazetto Baggio, localizada no bairro Mossunguê e na cidade de Curitiba/PR. Neste aspecto, o presente trabalho tem por objetivo geral uma avaliação da viabilidade técnica do uso de semáforos no local, almejando um aumento da capacidade do tráfego na aproximação da via secundária. O protocolo experimental da pesquisa incluiu contagens de tráfego em campo, cálculos analíticos para avaliação da capacidade da interseção atual, dimensionamento de semáforos para os anos atual e de projeto e simulações de tráfego com o programa computacional SUMO. Notou-se que o semáforo traz benefícios para a via secundária (Rua Luíza Mazetto Baggio), porém os veículos que trafegam na via principal (Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi) têm prejuízos devido às reduções expressivas de velocidade e atrasos maiores. Um terceiro cenário proposto no trabalho – a implantação de sentido único de circulação na Rua Luíza Mazetto Baggio – mostrou-se como o mais viável em um primeiro momento, pois melhorou as condições de tráfego na via secundária e não comprometeu significativamente o tráfego na via principal. Todavia, este terceiro cenário ainda demanda estudos mais elaborados porque a capacidade prática de tráfego é atingida em sua totalidade já no ano de estudo (2023), segundo os critérios de manuais técnicos nacionais. Também é necessário analisar se tal intervenção não prejudica o escoamento dos fluxos de tráfego em vias próximas ao cruzamento analisado e que possuem sentido duplo de circulação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee2Almeida, Jair Ferreira de-
dc.contributor.referee3Schmitz, Anelise-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
semaforointersecaosumo.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons