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Título: Análise de viabilidade para implantação de semáforo em uma interseção em nível no bairro Mossunguê, cidade de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Technical feasibility of the implementation of traffic signals in a stop-controlled intersection in the Mossunguê neighborhood, municipality of Curitiba/PR
Autor(es): Crocetti, Maria Eduarda Duarte Tenório de Albuquerque
Maximiano, Tiago
Orientador(es): Domingos, Matheus David Inocente
Palavras-chave: Rodovias - Interferências e interseções
Tráfego urbano - Curitiba (PR)
Simulação (Computadores)
Trânsito - Sinais e sinalização
Roads - Interchanges and intersections
City traffic - Curitiba (Brazil)
Computer simulation
Traffic signs and signals
Data do documento: 15-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CROCETTI, Maria Eduarda Duarte Tenório de Albuquerque; MAXIMIANO, Tiago. Análise de viabilidade para implantação de semáforo em uma interseção em nível no bairro Mossunguê, cidade de Curitiba/PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A implantação de semáforos tem sido uma alternativa comumente selecionada nos cruzamentos das grandes cidades e capitais de estados brasileiros. Quando não possuem semáforos, as interseções tendem a apresentar muitas filas de veículos e retenções, principalmente em horários de pico. Uma destas interseções não semaforizadas consiste no cruzamento entre a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi e a Rua Luíza Mazetto Baggio, localizada no bairro Mossunguê e na cidade de Curitiba/PR. Neste aspecto, o presente trabalho tem por objetivo geral uma avaliação da viabilidade técnica do uso de semáforos no local, almejando um aumento da capacidade do tráfego na aproximação da via secundária. O protocolo experimental da pesquisa incluiu contagens de tráfego em campo, cálculos analíticos para avaliação da capacidade da interseção atual, dimensionamento de semáforos para os anos atual e de projeto e simulações de tráfego com o programa computacional SUMO. Notou-se que o semáforo traz benefícios para a via secundária (Rua Luíza Mazetto Baggio), porém os veículos que trafegam na via principal (Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi) têm prejuízos devido às reduções expressivas de velocidade e atrasos maiores. Um terceiro cenário proposto no trabalho – a implantação de sentido único de circulação na Rua Luíza Mazetto Baggio – mostrou-se como o mais viável em um primeiro momento, pois melhorou as condições de tráfego na via secundária e não comprometeu significativamente o tráfego na via principal. Todavia, este terceiro cenário ainda demanda estudos mais elaborados porque a capacidade prática de tráfego é atingida em sua totalidade já no ano de estudo (2023), segundo os critérios de manuais técnicos nacionais. Também é necessário analisar se tal intervenção não prejudica o escoamento dos fluxos de tráfego em vias próximas ao cruzamento analisado e que possuem sentido duplo de circulação.
Abstract: The use of stoplights has been a common practice in the crossings of big cities and capitals of Brazilian States. When the intersections do not have stoplights, they tend to show clustering and queues, mainly at peak hours. One of these intersections is characterized by the Monsenhor Ivo Zanlorenzi and Luíza Mazetto Baggio Streets, located in the Mossunguê neighborhood – municipality of Curitiba/PR. In this manner, the present research study investigated the technical feasibility of the use of stoplights in the selected intersection, aiming at increasing traffic capacity in the minor roadway. The experimental protocol included traffic counting, analytical calculations for the determination of the current traffic capacity, project of stoplights for the current and designed years and traffic simulations with the SUMO software. It was noticed that the stoplight brings benefits to the minor roadway (Luíza Mazetto Baggio Street), but the traffic in the major roadway (Monsenhor Ivo Zanlorenzi Street) depicted great reductions in the average speed and higher delays. A third alternative proposed in the investigation – the implementation of one-way traffic circulation in the Luíza Mazetto Baggio Street – was found to be the most feasible one at a first glance, since the traffic conditions in the minor roadway were improved and the traffic circulation in the major roadway was not seriously compromised. However, such an alternative demands further studies because the practical traffic capacity is reached in the current year (2023) and according to Brazilian traffic manuals. Also, the impact of this choice in the surrounding streets and that operate with two-way traffic must also be analyzed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35043
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