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dc.creatorCastilho, Guilherme Eduardo Martins-
dc.creatorSantos, Paula Hanisch dos-
dc.date.accessioned2024-10-09T16:45:12Z-
dc.date.available2024-10-09T16:45:12Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationCASTILHO, Guilherme Eduardo Martins; SANTOS, Paula Hanisch dos. Estudo de capacidade para readequação de uma rótula urbana semaforizada no bairro seminário, cidade de Curitiba/PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35042-
dc.description.abstractSimilarly to many other capitals of Brazilian States, Curitiba/PR has been registering intense traffic jams in its road network. For exemplification purposes, Curitiba drivers lost more than 100 hours in traffic and in the year of 2018. This suggests the need for renovation of existing in-level intersections, thus providing better levels of service to the users. In this manner, the major aim of the present study is to perform a capacity analysis of a roundabout with stoplights and known as “Jerusalem Fountain”. Analytical calculations were made according to Brazilian manuals, and results from traffic simulations in the AIMSUN software were also obtained. A previous traffic counting made by the Research and Urban Planning Institute of Curitiba (IPPUC, in Portuguese) was used as a starting point for counting and classifying vehicles in the current year, as well as labeling the maneuvers in the intersection. Two scenarios were considered in this study: (a) a modern-type roundabout without stoplights; and (b) roundabout with a tunnel for the passage of the straight traffic flows. The scenario (a) is not technically feasible because the roundabout showed the worst level of service (equal to “F”) according to the analytical calculations; moreover, the data from AIMSUN indicated long traffic queues, low average vehicle speeds and waiting times longer than 1,000 s. With respect to the scenario (b), the levels of service were equal to “A” in all the approaches of the roundabout and the data from AIMSUN showed waiting times lower than 1.0 s and traffic queues with no more than two vehicles. Despite the promising findings, the construction of a tunnel is difficult due to the lack of space, unfavorable topographic characteristics, the presence of surrounding water bodies and the absence of a cost-benefit analysis. As a matter of example, future investigations may include the creation of alternative routes for drivers that currently pass through the intersection every day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectRodovias - Interferências e interseçõespt_BR
dc.subjectRotatóriaspt_BR
dc.subjectLevantamentos de trânsitopt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectRoads - Interchanges and intersectionspt_BR
dc.subjectTraffic circlespt_BR
dc.subjectTraffic surveyspt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.titleEstudo de capacidade para readequação de uma rótula urbana semaforizada no bairro seminário, cidade de Curitiba/PRpt_BR
dc.title.alternativeCapacity analysis of the renovation of an urban roundabout with stoplights located in the seminário neighborhood, municipality of Curitiba/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAssim como em diversas outras capitais de estados brasileiros, Curitiba/PR tem registrado índices expressivos de congestionamentos em sua malha viária. Para fins de exemplificação, os motoristas perderam mais de 100 h parados no trânsito no ano de 2018. Isto sinaliza a necessidade de estudos para readequação de interseções atualmente em nível, almejando melhores níveis de serviço aos usuários. Neste sentido, o objetivo principal do presente trabalho consiste em uma análise de capacidade para readequação de uma rótula semaforizada e conhecida como “Fonte de Jerusalém”, considerando procedimentos analíticos de cálculo padronizados por manuais nacionais e os resultados de simulações de tráfego no software AIMSUN. Uma contagem de tráfego feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) em 2012 foi utilizada como referência para condução de uma nova contagem no ano atual, tanto no que se refere às categorias de veículos quanto às manobras permitidas na interseção. Foram verificados dois cenários para readequação da interseção no ano de projeto: (a) uma rótula convencional e sem semáforos; e (b) uma rótula com um túnel para passagem do tráfego direto entre a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes e a Rua General Mário Tourinho. O cenário (a) não se mostrou tecnicamente viável porque a rótula apresentou um nível de serviço F nos cálculos analíticos; além disso, os dados do AIMSUN mostraram longas filas de veículos, baixas velocidades médias de tráfego e tempos médios de espera acima de 1.000 s. No caso do cenário (b), os níveis de serviço foram iguais a “A” para todas as entradas da rótula e o AIMSUN indicou tempos médios de espera inferiores a 1 segundo e filas de no máximo 2 veículos nas entradas. Apesar dos dados promissores, a construção de um túnel no local estudado enfrenta dificuldades como a falta de espaço disponível, a topografia desfavorável da região, a presença de corpos hídricos nas proximidades e a falta de análises de custo-benefício. Investigações futuras podem contemplar, por exemplo, a criação de rotas alternativas para motoristas que hoje passam diariamente pelo local.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee1Domingos, Matheus David Inocente-
dc.contributor.referee2Lemos, Clarice Farian de-
dc.contributor.referee3Almeida, Jair Ferreira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
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