Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinelli, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki-
dc.date.accessioned2024-10-09T13:45:56Z-
dc.date.available2024-10-09T13:45:56Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationMARINELLI, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki. Uma proposta de sequência didática para o ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6º ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35041-
dc.description.abstractTeaching geometric solids in the 6th grade is challenging due to students' difficulties with spatial abstraction. To overcome this, teachers seek to implement active approaches such as Mathematical Modeling and Games, but they only sometimes link them to learning theories. This work aims to create a didactic sequence for teaching geometric solids grounded in Van Hiele's levels for the development of geometric thinking. The research involved a literature review, a qualitative analysis of texts, and the production of the didactic sequence in four lessons, distributing Van Hiele's levels: level zero in lesson 1, level one in lessons 1 and 2, and level two in lessons 3 and 4. As a result, the didactic sequence can reduce students' difficulties in building geometric thinking, especially regarding geometric solids, and assist teachers in implementing more active teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectGeometry, Solidpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6º anopt_BR
dc.title.alternativeA didactic sequence proposal for teaching geometric solids to 6th grade studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de sólidos geométricos no 6º ano é desafiador devido às dificuldades dos alunos com a abstração espacial. Os professores podem utilizar abordagens metodológicas ativas como Modelagem Matemática e Jogos, para que os estudantes alcancem a aprendizagem. Este trabalho visa criar uma Sequência Didática para o ensino de sólidos geométricos, fundamentada nos níveis de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. A pesquisa envolveu revisão de literatura, análise qualitativa de textos e produção da Sequência Didática composta por quatro aulas, distribuindo os níveis de Van Hiele: nível zero na aula 1, nível um nas aulas 1 e 2 e nível dois nas aulas 3 e 4. Como resultado, infere-se que a Sequência Didática pode diminuir as dificuldades dos alunos na construção do pensamento geométrico, especialmente em relação aos sólidos geométricos, e auxiliar os professores na implementação de um ensino ativo.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-9751-5573pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632679343763899pt_BR
dc.contributor.advisor1Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7459-8584pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5532192685456247pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6781-2914pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4313837720967509pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Francieli Cristina Agostinetto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670412633799111pt_BR
dc.contributor.referee2Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6781-2914pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4313837720967509pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Vanessa Largo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9398939064935155pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticasolidosgeometricos.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons