Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35041
Título: | Uma proposta de sequência didática para o ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6º ano |
Título(s) alternativo(s): | A didactic sequence proposal for teaching geometric solids to 6th grade students |
Autor(es): | Marinelli, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki |
Orientador(es): | Assumpção, Rosangela Aparecida Botinha |
Palavras-chave: | Geometria espacial Jogos educativos Modelos matemáticos Geometry, Solid Educational games Mathematical models |
Data do documento: | 5-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | MARINELLI, Crislaine Aparecida Hissai Miyasaki. Uma proposta de sequência didática para o ensino de sólidos geométricos para estudantes do 6º ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024. |
Resumo: | O ensino de sólidos geométricos no 6º ano é desafiador devido às dificuldades dos alunos com a abstração espacial. Os professores podem utilizar abordagens metodológicas ativas como Modelagem Matemática e Jogos, para que os estudantes alcancem a aprendizagem. Este trabalho visa criar uma Sequência Didática para o ensino de sólidos geométricos, fundamentada nos níveis de Van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. A pesquisa envolveu revisão de literatura, análise qualitativa de textos e produção da Sequência Didática composta por quatro aulas, distribuindo os níveis de Van Hiele: nível zero na aula 1, nível um nas aulas 1 e 2 e nível dois nas aulas 3 e 4. Como resultado, infere-se que a Sequência Didática pode diminuir as dificuldades dos alunos na construção do pensamento geométrico, especialmente em relação aos sólidos geométricos, e auxiliar os professores na implementação de um ensino ativo. |
Abstract: | Teaching geometric solids in the 6th grade is challenging due to students' difficulties with spatial abstraction. To overcome this, teachers seek to implement active approaches such as Mathematical Modeling and Games, but they only sometimes link them to learning theories. This work aims to create a didactic sequence for teaching geometric solids grounded in Van Hiele's levels for the development of geometric thinking. The research involved a literature review, a qualitative analysis of texts, and the production of the didactic sequence in four lessons, distributing Van Hiele's levels: level zero in lesson 1, level one in lessons 1 and 2, and level two in lessons 3 and 4. As a result, the didactic sequence can reduce students' difficulties in building geometric thinking, especially regarding geometric solids, and assist teachers in implementing more active teaching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35041 |
Aparece nas coleções: | TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticasolidosgeometricos.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons