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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35021
Título: | Contextos investigativos: elementos naturais em vivências e experiências na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Research contexts: natural elements in lives and experiences in early childhood education |
Autor(es): | Martins, Débora Ferreira |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Experiência Percepção em crianças Educação Infantil Crianças e o meio ambiente Natureza Experience Perception in children Early childhood education Children and the environment Nature |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARTINS, Débora Ferreira. Contextos investigativos: elementos naturais em vivências e experiências na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa enfatiza as possibilidades de vivências e experiências abrangendo as relações epistemológicas, científicas e tecnológicas, articulando a cultura das infâncias com a sociedade e o ambiente na criação de brinquedos que utilizem elementos naturais disponíveis em diferentes espaços geográficos a serem explorados pelas crianças. Essa intencionalidade remete ao hábito de observar, experimentar e levantar hipóteses nas conexões que envolvem os elementos naturais, a fim de agregar uma reflexão sobre as relações de conhecimentos e transformações nos estímulos de materiais convidativos do meio. Para isso, almejase responder ao seguinte problema de pesquisa: Que ações e expressões envolvendo a cultura das infâncias se evidenciam quando a criança da Educação Infantil levanta e explora suas hipóteses sobre si, os outros e o mundo, ao brincar e interagir com os elementos da natureza nos contextos propícios para a investigação? Diante de tal pergunta, o estudo tem como objetivo compreender como a criança da Educação Infantil levanta suas hipóteses sobre si, sobre os outros e sobre o mundo ao brincar e interagir com os elementos da natureza disponíveis nos contextos propícios para a investigação. Para elucidar a pesquisa integrada em ações, buscam-se pressupostos teóricos, como explicitados por: Gandhy Piorski e Gaston Bachelard, que tratam dos elementos naturais e da relação criança e natureza, discorrendo em contextos que oportunizam o devaneio e espaço poético; John Dewey, Walter Benjamin e Jorge Larrosa, os quais abordam vivências e experiências das crianças em laboratórios da natureza com imaginação para criar brinquedos e artefatos orgânicos; Bruno Latour, Lea Tiriba, Adriana Friedmann, que articulam proposições da cultura das infâncias das crianças pela tríade “eu – nós – mundo” em relação intrínseca entre seres humanos e não humanos, em delineamento dos elementos naturais. A metodologia de pesquisa envolve abordagem qualitativa, com inspiração na abordagem da etnografia, que encaminha uma imersão de campo pela pesquisadora, assim como os participantes da investigação, crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses de Pré II de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de São José dos Pinhais, em 2023. Os procedimentos de constituição e análise de dados aludiram a delineamentos de abordagem etnográfica; a incidência analítica se reportou a processo documental, composto por diário de bordo, fotografias, mini-histórias, produções das crianças e planejamento. No estudo, há como foco, especialmente, a prática docente, as crianças envolvidas, as vivências e as experiências com elementos naturais bióticos e inanimados, em um diálogo de tessituras com os pressupostos teóricos que elucidam a práxis do convite ao processo da compreensão sustentável e planetária, para buscar horizontes na relação criança e natureza. Os contextos investigativos ponderaram para trocas de ideias em rodas de encontro e assembleias; reinvenção e invenção dos espaços e tempos; parcerias com família, comunidade e outras instâncias; qualidade das relações que estabelecem consigo, com os outros, com horta – jardim pomar, com os seres não humanos, com o alimento e a cozinha de quintal e outros quintais do CMEI. |
Abstract: | This research emphasizes the possibilities of lives and experiences covering epistemological, scientific and technological relationships, articulating childhood culture with society and the environment in the creation of toys that use natural elements available in different geographic spaces to be explored by children. This intentionality refers to the habit of observing, experimenting and raising hypotheses in the connections that involve Science, Technology, Society and Environment (STSE), in order to add reflection on the relationships of knowledge and transformations in the stimuli of inviting materials in the environment. To this end, we aim to answer the following research problem: What actions and expressions regarding childhood culture are evident when children in Early Childhood Education raise and explore their hypotheses about themselves, others and the world, when playing and interacting with the elements of nature in contexts conducive to research? Faced with this question, the study will be guided by the objective of Understand how children in Early Childhood Education raise their hypotheses about themselves, others and the world when playing and interacting with the elements of nature available in contexts suitable for investigation. To elucidate research integrated into actions, theoretical assumptions are sought, such as those presented by: Gandhy Piorski and Gaston Bachelard, that deal with natural elements and the relationship between children and nature, speaking in contexts that provide opportunities for daydreaming and poetic space; John Dewey, Walter Benjamin and Jorge Larrosa, that address children’s experiences in nature laboratories with imagination to create organic toys and artifacts; Bruno Latour, Lea Tiriba, Adriana Friedmann, that articulate propositions of the childhood culture through the triad “I – we – world” in an intrinsic relationship between human and non-human beings in the outline of STSE. The research methodology involves a qualitative approach, inspired by the ethnography approach, which leads to field immersion by the researcher, as well as the research participants, young children aged 4 to 5 years and 11 months of Pre II, at a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in São José dos Pinhais, in 2023. The data constitution and analysis procedures alluded to ethnographic approach designs; the analytical incidence referred to the documentary process, consisting of logbooks, photographs, mini-stories, children’s productions and planning. The study focuses especially on teaching practice, the children involved, experiences with biotic and inanimate natural elements, in a dialogue of textures with theoretical assumptions that elucidate the praxis of inviting the process of understanding sustainable and planetary, to seek horizons in the relationship between children and nature. The investigative contexts considered the exchange of ideas in meeting circles and assemblies; reinvention and invention of spaces and times; partnerships with family, community and other instances; the quality of the relationships they establish with themselves, with others, with the spaces for vegetables, flowers and fruits, with non-human beings, with food and kitchens in CMEI’s backyards and other backyards. |
Descrição: | Acompanha: Relatos de vivências e experiências na educação infantil em contextos investigativos com elementos naturais |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35021 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
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