Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Altafin, Maryah Melhado | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T20:25:02Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T20:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
dc.identifier.citation | ALTAFIN, Maryah Melhado. Análise do fundo do tanque de diesel S500 de uma base de distribuição de combustíveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35002 | - |
dc.description.abstract | Fuel storage tanks are commonly made from carbon steel (ASTM A-283 Gr. C). These tanks can be vertical, with either a floating or fixed roof. The bottom of the tank is designed in a conical shape and is made up of welded plates, which can be annular or cut. The welding used on the tank bottom is performed using the shielded metal arc welding process. To ensure greater ductility, it is recommended that the welding of the tank bottom be performed in at least two passes. Among the fuels stored, Diesel S500 is widely used as an energy source for vehicles and machinery, making it essential for the functioning of the industry and transportation. However, the quality of the tank bottom can be compromised due to factors such as sediment accumulation, water, and fuels. This work aimed to conduct a failure analysis of the Diesel S500 tank bottom, which was condemned after failing company tests due to leakage. The following methods were applied: visual inspection with a stereoscope, metallography, and optical microscopy to analyze the weld area and the base metal. Technical reports and assessments provided by the company were also considered for the discussion. The results obtained concluded that the failure of the tank bottom, which led to the fuel leakage, was due to severe pitting corrosion exacerbated by water, induced by microorganisms, and the incorrect assembly pattern of the plates concentrating stress in the weld area. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Combustíveis - Armazenamento | pt_BR |
dc.subject | Aço-carbono | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Aço - Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Fuel - Storage | pt_BR |
dc.subject | Carbon steel | pt_BR |
dc.subject | Welding | pt_BR |
dc.subject | Steel - Corrosion | pt_BR |
dc.title | Análise do fundo do tanque de diesel S500 de uma base de distribuição de combustíveis | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the bottom of the Diesel tank S500 of a fuel distribution base | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os tanques de armazenamento de combustível são comumente fabricados em aço carbono (ASTM A-283 Gr. C). Esses tanques podem ser verticais, com teto flutuante ou fixo. O fundo do tanque é projetado de forma cônica e é composto por chapas soldadas, podendo ser anulares ou recortadas. A soldagem utilizada no fundo do tanque é realizada através do processo de arco elétrico por eletrodo revestido. Para garantir maior ductilidade, é recomendado que a soldagem do fundo do tanque seja realizada em pelo menos dois passes. Dentre os combustíveis armazenados, o Diesel S500 é amplamente utilizado como fonte de energia para veículos e maquinário, tornando-se essencial para o funcionamento da indústria e do transporte. No entanto, a qualidade do fundo do tanque pode ser comprometida devido a fatores como acúmulo de sedimentos, água e combustíveis. Este trabalho teve como objetivo a realização de uma análise de falhas do fundo do tanque de Diesel S500 que foi condenado depois de ser reprovado em testes realizados pela empresa por estar apresentando vazamento. Para isso, foram aplicados os seguintes métodos: análise visual com estereoscópio, metalografia e microscopia óptica para analisar a região da solda e o metal base. Foram considerados também para a discussão os relatórios técnicos e laudos fornecidos pela empresa. Por meio dos resultados obtidos foi possível concluir que a falha ocorrida no fundo do tanque e que levou ao vazamento do combustível foi devido à corrosão por pites severa agravada pelo fator água, induzida por microorganismos e pelo padrão incorreto de montagem das chapas concentrando tensão na região da solda. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Higa, Silvia Midori | - |
dc.contributor.referee1 | Higa, Silvia Midori | - |
dc.contributor.referee2 | Paula, Cleberson Cipriano de | - |
dc.contributor.referee3 | Salem, Raphael Euclides Prestes | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Materiais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Materiais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
basetanquedieselcombustiveis.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons