Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34992
Título: Aplicação do método Pereira Junior de gestão por processos na Easy capacitação
Título(s) alternativo(s): Application of the Pereira Junior process management method in Easy capacitação
Autor(es): Carretero, Gabrielle de Campos
Orientador(es): Pereira Junior, Edson Hermenegildo
Palavras-chave: Planejamento da produção
Serviços de consultoria
Controle de custo
Production planning
Consulting firms
Cost control
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARRETERO, Gabrielle de Campos. Aplicação do método Pereira Junior de gestão por processos na Easy capacitação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: Em relação ao mercado mundial, a consultoria no Brasil revela-se de pouca representatividade, porém, desde 2020, houve um aumento nas contratações de consultores devido a chegada da Covid – 19, que alterou drasticamente a forma como empresas e usuários enxergam os cargos de comercial e desenvolvimento de negócios, apresentando, assim, um mercado competitivo frente à concorrência. Devido ao desenvolvimento deste setor, faz-se necessária a utilização de métodos para a redução dos danos causados aos clientes internos e externos das organizações. Nesse sentido, a Gestão por Processos permite a identificação de pontos de melhoria, além de transformar problemas em soluções a fim de reduzir desperdícios. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido na empresa Easy Capacitação, localizada no nordeste do Brasil. O objetivo do presente estudo foi aplicar melhorias nos processos financeiros da organização. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, no qual foi utilizado o método Pereira Júnior de gestão por processos a fim de não apenas conhecer o processo, como também identificar os pontos positivos e negativos, para, então, sugerir planos de ação que otimizem os processos. Os resultados esperados consistem em maior retorno financeiro, redução da inadimplência, otimização de tempo, maior independência para o departamento financeiro e maior organização dos fluxos de informações.
Abstract: In relation to the world market, consulting in Brazil is of little representation, but since 2020, there was an increase in the hiring of consultants due to the arrival of Covid – 19, that has drastically altered the way companies and users view the positions of commercial and business development, thus presenting a competitive market against competition. Due to the development of this sector it is necessary to use methods to reduce the damage caused to internal and external customers of organizations. In this sense, the Process Management allows the identification of improvement points besides transforming problems into solutions in order to reduce waste. Therefore, this work was developed at Easy Capacitação, located in northeastern Brazil. The objective of this study was to apply improvements in the organization's consulting processes. The research consisted of a case study, in which the Pereira Junior method of process management will be used in order not only to understand the process, but also to identify the positive and negative points in order to suggest action plans to optimize the processes. The expected results consist of increased financial return, reduction of delinquency, optimization of time, greater independence for the financial department and greater organization of information flows.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34992
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaometodopereirajunior.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.