Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoriyama, Adriana Kiomi Michina-
dc.date.accessioned2024-10-07T11:30:22Z-
dc.date.available2024-10-07T11:30:22Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationMORIYAMA, Adriana Kiomi Michina. Desafios e possibilidades na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes com deficiência visual no ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34988-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Plano de ação do processo de adaptação de matérias para leitores de tela / Processo de adaptação de materiais para leitores de telapt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the inclusion of students with visual impairments in Higher Education, focusing on the production and availability of accessible digital texts at a federal university in southern Brazil. The research is based on legislation such as Law No. 9,394/2006, which establishes the Guidelines and Bases of Education, Law No. 13,146/2015, known as the Statute of Persons with Disabilities and the Marrakesh Treaty, whose regulation was implemented by Decree No. 10,882/2021, which aim to facilitate access to printed texts by people who are blind, visually impaired or have other difficulties. The relevance of Informational Accessibility is also highlighted, through Assistive Technology resources, such as screen readers and audio description, to promote the autonomy of these students. Thus, the objective proposed in this work was to identify the challenges faced by the sectors involved in the production and availability of accessible digital texts for university students with visual impairments in this process and to propose solutions based on successful models in other public higher education institutions that can be adapted to the reality of this university. The findings reveal that, despite inclusion policies and programs, there are still challenges in the effective implementation of inclusive practices. Staff turnover in adapting materials appears as a central challenge, suggesting the need for investments in continuous training and retention of professionals. The importance of collaboration between different sectors to promote inclusive and accessible education is evident. As a result of the research, a procedural guide was created for the production and availability of accessible digital texts, aiming to standardize practices and meet the needs of students with visual impairments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectTextos - Digitalizaçãopt_BR
dc.subjectCapacitação de empregadospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectTexts - Digitizationpt_BR
dc.subjectEmployees - Coaching ofpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes com deficiência visual no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities in the production and provision of accessible digital texts for students with visual impairment in higher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior, com foco na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis em uma universidade federal do sul do Brasil. A pesquisa parte da legislação como a Lei nº 9.394/2006, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação, na Lei nº 13.146/2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Tratado de Marraqueche, cuja regulamentação foi efetivada pelo Decreto n° 10.882/2021, os quais visam facilitar o acesso a textos impressos por pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades. Destaca-se também a relevância da Acessibilidade Informacional, através de recursos da Tecnologia Assistiva, como leitores de tela e da audiodescrição, para promover a autonomia desses estudantes. Assim, o objetivo proposto neste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelos setores envolvidos na produção e disponibilização de textos digitais acessíveis para estudantes universitários com deficiência visual nesse processo e propor soluções a partir de modelos bem-sucedidos em outras instituições de ensino superior públicas que possam ser adaptados à realidade dessa universidade. Os achados revelam que, apesar das políticas e programas de inclusão, ainda há desafios na implementação efetiva das práticas inclusivas. A rotatividade de pessoal na adaptação de materiais aparece como um desafio central, sugerindo a necessidade de investimentos em capacitação contínua e permanência de profissionais. Evidencia-se a importância da colaboração entre diferentes setores para promover uma educação inclusiva e acessível. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um processo para a produção e disponibilização de textos digitais acessíveis, visando padronizar práticas e atender às necessidades dos alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2889-4408pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5075317080588267pt_BR
dc.contributor.advisor1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Retorta, Miriam Sester-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4891-5659pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289235108451015pt_BR
dc.contributor.referee1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Fabiana Vanessa Achy de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5103-1283pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8707553378528611pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7847-698Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690696890351902pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, José Ricardo Maia de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5219-6621pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052885943501216pt_BR
dc.contributor.referee5Retorta, Miriam Sester-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4891-5659pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289235108451015pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
textosacessiveisdeficienciavisual.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
planoadaptacaomateriais_produto.pdf987,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
processoadaptacaomateriais_produto.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons