Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34983
Título: | Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos gerados na sede Ecoville - campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the management of solid waste generated at Ecoville headquarters - campus Curitiba of the Federal University of Technology - Paraná |
Autor(es): | Oliveira, Caiene de Kubichen, Luiza Beatriz Spak Tikazawa, Marcos Antônio |
Orientador(es): | Coral, Lucila Adriani de Almeida |
Palavras-chave: | Universidades e faculdades Gestão integrada de resíduos sólidos - Avaliação Engenharia ambiental Universities and colleges Integrated solid waste mangement - Evaluation Environmental engineering |
Data do documento: | 6-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Caiene de; KUBICHEN, Luiza Beatriz Spak; TIKAZAWA, Marcos Antônio. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos gerados na sede Ecoville - campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES), tanto privadas como públicas, geram consideráveis volumes e variedade de resíduos sólidos em suas operações diariamente, podendo, assim, criar complicações relacionadas ao inadequado gerenciamento desses resíduos. Estes problemas não são somente físicos, químicos ou biológicos, mas também comportamentais e de gestão ambiental. A comunidade acadêmica tem grande peso neste processo, pois com algumas mudanças comportamentais, integração, instrução e ações educacionais é possível adotar atitudes e soluções para alguns desses conflitos ambientais, a fim de reduzir ou até mitigar os mesmos. Perante o exposto, este trabalho teve por finalidade realizar um levantamento qualitativo dos resíduos gerados e do gerenciamento realizado nos departamentos acadêmicos e setores da sede Ecoville, Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. A coleta de informações foi realizada mediante consulta com os responsáveis e aplicação de um checklist de verificação que considerou o(s) tipo(s) de resíduo(s) gerado(s) no ambiente, a forma de acondicionamento e se havia correto armazenamento interno dos resíduos. Os espaços visitados foram laboratórios, biblioteca, ambulatório, área administrativa e RU (Restaurante Universitário), num total de 55 locais. A partir das visitas, foram coletados dados e informações suficientes para realizar uma análise qualitativa dos resíduos gerados nos locais em questão observando que todos os ambientes, sem exceção, geram resíduos recicláveis. Foi também possível diagnosticar eventuais adequações na separação e armazenamento interno dentro da Universidade. A partir das observações realizadas, considerou-se importante a produção de material informativo relacionando o fluxo dos resíduos, desde a sua geração até a destinação final, e um mapa de informação sobre os resíduos gerados em cada ambiente para que todos os usuários e visitantes do local possam facilmente ter acesso à essa informação. Com isso, espera-se contribuir com o conhecimento dos usuários quanto ao resíduo gerado e ao gerenciamento adequado, assim como ter um melhor panorama da gestão de resíduos realizada nos ambientes da Sede Ecoville da UTFPR Campus Curitiba, e dar apoio às adequações que se façam necessárias. |
Abstract: | Higher Education Institutions (HEIs), private and public, generate considerable volumes and varieties of solid waste in their daily operations, thus creating complications related to the inadequate management of this waste. These problems are not only physical, chemical or biological, but also behavioral and environmental management. The academic community has great weight in this process because with some behavioral changes, integration, instruction and educational actions, it is possible to adopt attitudes and solutions for some of these environmental conflicts to reduce or even mitigate them. Given the above, this work aimed to conduct a qualitative survey of the waste generated, and the management carried out in the academic departments and sectors of the Ecoville headquarters, Campus Curitiba, of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. The collection of information was carried out through consultation with those responsible and the application of a verification checklist that considers the type(s) of waste(s) generated in the environment, the way of packaging and whether there is correct internal storage of waste. The spaces visited were laboratories, library, clinic, administrative area and RU (University Restaurant), in a total of 55 places. From the visits, enough data and information were collected to carry out a qualitative analysis of the waste generated in the places in question, noting that all environments, without exception, generate recyclable waste. It was also possible to diagnose possible adjustments in the separation and internal storage within the University. From the observations, it was considered important to produce informative material relating the flow of waste, from its generation to its final destination, and an information map about the waste generated in each environment só that all users and visitors to the place can easily access this information. With this, it is expected to contribute to users’ knowledge regarding the waste generated and proper management, as well as to have a better overview of waste management carried out in the environments of the Ecoville Headquarters of UTFPR Campus Curitiba and to support the adjustments that may be necessary. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34983 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Processos Ambientais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gerenciamentoresíduosutfpr.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons