Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadua, Kethelin Thayna de-
dc.creatorLopes, Pamela Bone de Souza-
dc.date.accessioned2024-10-03T20:45:06Z-
dc.date.available2024-10-03T20:45:06Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationPADUA, Kethelin Thayna; LOPES, Pamela Bonde de Souza.Desenvolvimento de experimentos voltados ao tema saneamento correlacionados com as habilidades do ensino de ciências do ensino fundamental I. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34970-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to education for sustainability and to bring important themes that combine current themes such as climate change, Nature-Based Solutions and sanitation. Practical experiments were developed that can be carried out in the classroom aimed at teaching Science in the 4th and 5th years of elementary school I, with the aim of supporting teachers in approaching current themes. The experiments were developed with evapotranspiration as a transversal theme, aligned with current themes and associated with the skills of the National Common Curricular Base – BNCC. The experiment was designed to be easily replicated in the classroom and required few materials. Videos and support materials were recommended to work on the themes. The practical experiment aims to understand how evapotranspiration occurs in plants. From evoapotranspiration it is possible to develop several themes related to flying rivers, Climate Change, Nature-Based Solutions and sanitation: water, sewage, waste and drainage. Experimentation is a way of motivating students to understand the topic and, together with Environmental Education, it presents an opportunity to seek to develop environmental perception and better understand the phenomena that occur in the environment. As a result, a guide was developed for elementary science teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectEvapotranspiraçãopt_BR
dc.subjectEstudo da naturezapt_BR
dc.subjectSaneamento - Experiênciaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectClimatic changespt_BR
dc.subjectEvapotranspirationpt_BR
dc.subjectNature - Studypt_BR
dc.subjectSanitation - Experimentspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de experimentos voltados ao tema saneamento correlacionados com as habilidades do ensino de ciências do ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of experiments focused on the theme of sanitation correlated with science teaching skills in elementary school Ipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende contribuir com a educação para a sustentabilidade com temáticas atuais como as Mudanças Climáticas, Soluções Baseadas na Natureza e Saneamento. Foram desenvolvidos experimentos práticos que podem ser realizados em sala de aula voltados ao ensino de Ciências do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com o objetivo de apoiar os professores na abordagem de temáticas atuais. Os experimentos foram desenvolvidos tendo como tema transversal a evapotranspiração alinhado aos temas atuais e associados com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O experimento foi idealizado para ser facilmente replicado em sala de aula e por necessitar de poucos materiais e foram indicados vídeos e materiais de apoio para trabalhar os temas. O experimento prático visa compreender como se dá a evapotranspiração das plantas. A partir da evapotranspiração é possível desenvolver vários temas relacionados aos Rios Voadores, Mudanças Climáticas, Soluções Baseadas na Natureza e Saneamento: água, esgoto, resíduos e drenagem. A experimentação é uma forma de motivar os alunos a compreenderem a temática e juntamente com a Educação Ambiental se mostram uma oportunidade de buscar desenvolver a percepção ambiental e compreender melhor os fenômenos que ocorrem no meio ambiente. Como resultado foi desenvolvido um guia de orientações aos professores do ensino de ciências do fundamental I.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Kaick, Tamara Simone Van-
dc.contributor.referee1Barbosa, Valma Martins-
dc.contributor.referee2Souza, Jana Magaly Tesserolli de-
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone Van-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Processos Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Processos Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cienciasnoensinofundamental.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons