Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIhabuinski, Rubine Andressa-
dc.date.accessioned2024-10-03T14:08:34Z-
dc.date.available2024-10-03T14:08:34Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationIHABUINSKI, Rubine Andressa. Tirinhas como recurso didático para o ensino de química. 2024. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960-
dc.description.abstractThis work was written in the training context of the Professional Master's Degree in Chemistry on a National Network (PROFQUI) offered by the Federal Technological University of Paraná, Medianeira campus. Thus, the aim of the work was to develop an educational product of the type Manual for using comic strips as a resource for teaching Chemistry in High School. The manual contains guidelines and suggestions on how to use the comic strips in teaching practice, followed by the comic strips created. The comic strips present in the manual were submitted to the appreciation of a class of high school students, and according to the responses obtained, they constitute an instigating didactic resource, leading the student to make relationships, contextualizations and have more interest in school knowledge, with its application better targeted for review and/or evaluations. In short, the teacher has the freedom to choose the moment he considers appropriate for its use. From this perspective, the manual has potential as a resource to contribute to classes in the Chemistry curricular component.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.titleTirinhas como recurso didático para o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeComic strips as a didactic resource for teaching Chemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi escrito no contexto formativo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo elaborar um produto educacional do tipo Manual de utilização de tirinhas como recurso de ensino de Química no Ensino Médio. O manual contém orientações e sugestões de como usar as tirinhas na prática docente, seguido das tirinhas criadas. As tirinhas presentes no manual foram submetidas à apreciação de uma turma de estudantes do Ensino Médio, e de acordo com as respostas obtidas, constituem um recurso didático instigador, levando o estudante a fazer relações, contextualizações e ter mais interesse pelos conhecimentos escolares, com sua aplicação melhor direcionada para revisão e/ou avaliações. Em suma, o docente tem a liberdade de fazer a escolha do momento que considerar adequado para seu uso. Nesta perspectiva, o manual tem potencial como recurso para contribuir nas aulas do componente curricular de Química.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0458-4651pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183334258435508pt_BR
dc.contributor.advisor1Tondo, Daniel Walker-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0006-2233-1769pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1672pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404437676153162pt_BR
dc.contributor.referee1Tondo, Daniel Walker-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0006-2233-1769pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7121442162301693pt_BR
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6295-1619pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830429960630659pt_BR
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0757-1212pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649431883158734pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tirinhasrecursoensinoquimica.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tirinhasrecursoensinoquimica_produto.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons