Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960
Título: | Tirinhas como recurso didático para o ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | Comic strips as a didactic resource for teaching Chemistry |
Autor(es): | Ihabuinski, Rubine Andressa |
Orientador(es): | Tondo, Daniel Walker |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Histórias em quadrinhos na educação Teaching - Aids and devices Learning strategies Comic books, strips, etc., in education |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | IHABUINSKI, Rubine Andressa. Tirinhas como recurso didático para o ensino de química. 2024. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho foi escrito no contexto formativo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo elaborar um produto educacional do tipo Manual de utilização de tirinhas como recurso de ensino de Química no Ensino Médio. O manual contém orientações e sugestões de como usar as tirinhas na prática docente, seguido das tirinhas criadas. As tirinhas presentes no manual foram submetidas à apreciação de uma turma de estudantes do Ensino Médio, e de acordo com as respostas obtidas, constituem um recurso didático instigador, levando o estudante a fazer relações, contextualizações e ter mais interesse pelos conhecimentos escolares, com sua aplicação melhor direcionada para revisão e/ou avaliações. Em suma, o docente tem a liberdade de fazer a escolha do momento que considerar adequado para seu uso. Nesta perspectiva, o manual tem potencial como recurso para contribuir nas aulas do componente curricular de Química. |
Abstract: | This work was written in the training context of the Professional Master's Degree in Chemistry on a National Network (PROFQUI) offered by the Federal Technological University of Paraná, Medianeira campus. Thus, the aim of the work was to develop an educational product of the type Manual for using comic strips as a resource for teaching Chemistry in High School. The manual contains guidelines and suggestions on how to use the comic strips in teaching practice, followed by the comic strips created. The comic strips present in the manual were submitted to the appreciation of a class of high school students, and according to the responses obtained, they constitute an instigating didactic resource, leading the student to make relationships, contextualizations and have more interest in school knowledge, with its application better targeted for review and/or evaluations. In short, the teacher has the freedom to choose the moment he considers appropriate for its use. From this perspective, the manual has potential as a resource to contribute to classes in the Chemistry curricular component. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960 |
Aparece nas coleções: | MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tirinhasrecursoensinoquimica.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tirinhasrecursoensinoquimica_produto.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons