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Título: Efeitos de um programa de treinamento das habilidades sociais em uma equipe juvenil de basquetebol
Título(s) alternativo(s): Effects of a social skills training program on a youth basketball team
Autor(es): Fatyga, Ismael Santos
Orientador(es): Petroski, Carlos Alberto
Palavras-chave: Habilidades sociais em adolescentes
Basquetebol - Treinamento
Ansiedade em adolescentes
Social skills in adolescence
Basketball - Training
Anxiety in adolescence
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FATYGA, Ismael Santos. Efeitos de um programa de treinamento das habilidades sociais em uma equipe juvenil de basquetebol. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O esporte é fundamental no desenvolvimento humano e social do indivíduo, e sua prática desde a infância está associada a uma maior autoestima, autoconceito e uma menor tendência no desenvolvimento de transtornos mentais. Há indícios na literatura que o treinamento de habilidades sociais desde cedo pode maximizar tanto o crescimento esportivo quanto pessoal do indivíduo, mas ainda é uma área pouco explorada por pesquisadores. Visando uma maior produção de conhecimento e estudos sobre essa interação, o presente estudo, caracterizado como qualiquantitativo descritivo com delineamento quase-experimental, teve como objetivo analisar os efeitos de um programa (10 sessões) de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), nos níveis de ansiedade social, ansiedade de performance e da classificação de ansiedade social em uma equipe de basquetebol na cidade de Araucária-PR. A amostra foi composta por 12 atletas com idades entre 11 e 16 anos. A variável investigada foi o nível de ansiedade social e ansiedade de performance dos atletas e a classificação de ansiedade social, através do instrumento Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS), aplicado antes e após o programa de intervenção. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente utilizando o teste de Wilcoxon, a fim de mensurar as alterações no escore total, nas subescalas e nas questões do LSAS entre o início e final da intervenção. Foram agregados ao estudo anotações sobre os comentários e feedbacks feitos durante as sessões pelos atletas e comissão técnica. Após a análise de dados, notou-se que a classificação de ansiedade social, os escores totais, das subescalas e das questões, exceto uma (p= 0,031), não sofreram alterações significativas após o treinamento. Embora as mensurações não tenham tido significância estatística, ocorreu um aumento dos escores de ansiedade social no grupo ao final do estudo. Conclui-se que a intervenção não demonstrou efeitos significativos no resultado final da pesquisa, sendo interessante, em futuros estudos, avaliar os efeitos da faixa etária, do número de participantes e do questionário nos resultados do programa de THS. O nível de significância do estudo foi mantido em 5%. Todas as análises foram realizadas no software SPSS v.26.0.
Abstract: Sport is fundamental in the human and social development of the individual, and its practice since childhood is associated with a better self-esteem, self-concept and a less tendency to develop mental disorders. There is evidence in the literature that early social skills training can maximize both the individual’s sporting and personal growth, but it is still an area little explored by researchers. Aiming at a greater production of knowledge and studies on this interaction, the present study, characterized as qualiquantitative descriptive with a quasi-experimental design, aimed to analyze the effects of a program (10 sessions) of Social Skills Training (THS) in a basketball team in Araucária-PR. The sample consisted of 12 athletes aged between 11 and 16 years. The variable investigated was the level of social anxiety and performance anxiety in the athletes and the classification of social anxiety, using the Liebowitz Social Anxiety Scale (LSAS), applied before and after the intervention program. The statistical analyzed the data obtained using the Wilcoxon test, in order to measure changes in the total score, subscales and LSAS questions between the beginning and the end of the intervention. Notes on the comments and feedbacks made during the sessions by the athletes and coaching staff were added to the study. After data analysis, it is noted that the classification of social anxiety, total scores, subscales and questions, except one (p= 0,031), did not change significantly after training. Although the measurements were not statistically significant, there was an increase in social anxiety scores in the group at the end of the study. It is conclude that the intervention did not show significant effects on the result of the research, and it is interesting, in future studies, to evaluate the effects of age group, number of participants and the questionnaire on the results of the THS program. The study’s significance level was maintained at 5%. All analyzes were performed using SPSS v.26.0 software.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34955
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