Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalamacha, Luciano Miguel-
dc.date.accessioned2018-10-05T15:05:05Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-05T15:05:05Z-
dc.date.issued2005-12-19-
dc.identifier.citationSALAMACHA, Luciano Miguel. Desenvolvimento de inovações tecnológicas na pequena empresa brasileira pelo uso intuitivo de metodologias de gestão estratégica: o caso SAT Paraná. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3491-
dc.description.abstractThe present work aims to verify if the development of technological innovations in a small Brazilian company can occur by the intuitive use, by its main administrator, of concepts of strategic administration and of technological strategies. Therefore, it presents bibliographical revision on the relative theoretical concepts referring to the business strategy, emerging strategies, competitive strategies, strategic methodologies - specifically the matrix SWOT and the Porter’s Five Competitive Forces - planning strategic, technological innovation, ways of access to the technology, technological strategies and technological innovation in the small Brazilian company. It is used of a study of case of the company Ensacadeiras Sat Paraná Ltda that, besides framing as a small company according to elect criteria for this work, it has been promoting a series of technological innovations since its ten years of existence, inclusively with the industrial property registration, without the structured use of administration methodologies. Therefore, three sessions of interviews were accomplished with the founder and main manager of the company by the use of a previous itinerary segmented in: subjects for setting the company in a context and its main manager; subjects concerning to the company; and subjects concerning to the theoretical referential. It follows that the development of technological innovations in Sat Paraná occurs because its owner main managener acts by the intuitive and partial use of the concepts presented in the theoretical referential of this work, notedly in two fundamental aspects: a) the acquired knowledge of the owner along his professional career (to know how to do) added to the access and know-how of the ways to accomplish the conceived technology (ways) that compensate the lack of an acquired academic knowledge (to know); b) the practice of the owner to offer the knowledge about operation of fertilizer factories as a way for the commercialization of Sat Paraná's equipments demonstrates that the process of technological innovation of the company often keeps stimulated by the opportunity of identifying needs, as much declared as latent, of its customers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de inovações tecnológicas na pequena empresa brasileira pelo uso intuitivo de metodologias de gestão estratégica: o caso Sat Paranápt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of technological innovations in the small Brazilian company through the intuitive use of strategic management methodologies: the Sat Paraná casept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar se o desenvolvimento de inovações tecnológicas em uma pequena empresa brasileira pode se dar pela utilização intuitiva, pelo seu principal administrador, de conceitos de gestão estratégica e de estratégias tecnológicas. Para tanto, apresenta revisão bibliográfica sobre os conceitos teóricos relativos à estratégia empresarial, estratégias emergentes, estratégias competitivas, metodologias estratégicas – especificamente a matriz SWOT e as Cinco Forças Competitivas de Porter –, planejamento estratégico, inovação tecnológica, formas de acesso à tecnologia, estratégias tecnológicas e a inovação tecnológica na pequena empresa brasileira. Utiliza-se de um estudo de caso da empresa Ensacadeiras Sat Paraná Ltda que, além de se enquadrar como pequena empresa conforme critérios eleitos para este trabalho, promoveu uma série de inovações tecnológicas em seus dez anos existência, inclusive com o registro de propriedade industrial, sem o uso estruturado de metodologias de gestão. Para tanto, foram realizadas três sessões de entrevistas com o fundador e principal gestor da empresa mediante a utilização de um roteiro prévio segmentado em: questões para contextualização da empresa e seu principal gestor; questões relativas à empresa; e questões relativas ao referencial teórico. Conclui que o desenvolvimento de inovações tecnológicas na Sat Paraná se dá porque o seu proprietário e principal gestor age mediante a utilização intuitiva e parcial dos conceitos apresentados no referencial teórico deste trabalho, notadamente em dois aspectos fundamentais: a) o conhecimento adquirido pelo proprietário ao longo de sua carreira profissional (saber fazer) aliado ao acesso e domínio dos meios para concretizar a tecnologia concebida (meios) que compensam a ausência de um conhecimento acadêmico adquirido (conhecer); b) a prática do proprietário de oferecer o conhecimento que possui sobre funcionamento de fábricas de adubo como um meio para a comercialização dos equipamentos da Sat Paraná demonstra que o processo de inovação tecnológica da empresa se mantém constantemente estimulado pela oportunidade de identificar necessidades, tanto declaradas quanto latentes, dos seus clientes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040345229788416pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Dálcio Roberto dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826052685467633pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Dálcio Roberto dos-
dc.contributor.referee2Cunha, João Carlos da-
dc.contributor.referee3Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.referee4Carvalho, Hélio Gomes de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Salamacha, Luciano Miguel_2005.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
887,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.