Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34888
Título: | Recursos pedagógicos no ensino de química orgânica: uma ferramenta para a inserção do estudante com altas habilidades / superdotação |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogic resources in organic chemistry teaching: a tool for the insertion of students with high ability / giftedness |
Autor(es): | Oliveira, Pollyana Aparecida Almeida de |
Orientador(es): | Filietaz, Marta Rejane Proença |
Palavras-chave: | Química orgânica - Estudo e ensino Aprendizagem Superdotados - Educação Professores - Formação Prática de ensino Chemistry, Organic - Study and teaching Learning Gifted persons - Education Teachers, Training of Student teaching |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Pollyana Aparecida Almeida de. Recursos pedagógicos no ensino de química orgânica: uma ferramenta para a inserção do estudante com altas habilidades / superdotação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Em um mundo globalizado repleto de transformações e informações onde a curiosidade é comum principalmente para o sujeito com altas habilidades/superdotação (AH/SD), a maioria das áreas do conhecimento despertam essa curiosidade, e com a química não é diferente, é uma ciência dos porquês, que necessita de metodologias diferenciadas, pois busca descobrir e explicar maneiras de transformar a matéria para usá-la no cotidiano. Todavia a escola com suas práticas enraizadas, tratando o educando como um ser passivo, nem sempre consegue suprir as necessidades de interesse do sujeito superdotado, desperdiçando seu potencial, deixando-o entediado e desinteressado. Nesta perspectiva, será abordada a área de química orgânica a qual compõe grande parte dos compostos existentes, por meio do tema: “Recursos pedagógicos no ensino de química orgânica: uma ferramenta para a inserção do estudante com altas habilidades/superdotação”. Com a intenção de propor para esses sujeitos recursos pedagógicos que auxiliem no ensino dessa área da química, pretende-se a) contextualizar historicamente o ensino da química, b) analisar a importância de metodologias ativas no ensino da química orgânica c) investigar o processo de ensino e aprendizagem do educando com AH/SD, d) elaborar Recursos Pedagógicos para o ensino de química orgânica com o foco nos educandos com altas habilidades/superdotação. Utilizando uma metodologia ativa denominada: “Estações de Aprendizagem” para despertar o interesse dos estudantes pela química orgânicas, por meio de três estações: utilização de podcast ou post informativos, jogo lúdico e experimentação em uma sala de aula do ensino regular. Acredita-se que as estações mencionadas possibilitarão a interação do educando em sala de aula com os colegas, pois é comum ao sujeito com AH/SD apresentar limitações no relacionamento interpessoal com pessoas da mesma faixa etária. Enfim, com essa proposta espera-se que os educandos demonstrem maior comprometimento e envolvimento nas aulas de química, tentando diminuir a falta de percepção dos indicadores de AH/SD, incentivando os potenciais e talentos do superdotado que irá concluir o trabalho por meio da organização de um álbum de figurinhas relacionado ao conteúdo de química orgânica, junto com sua turma. |
Abstract: | In a globalized world full of transformations and information where curiosity is common, especially for individuals with high abilities/giftedness (AH/SD), most areas of knowledge arouse this curiosity, and chemistry is no different, it is a science of the whys, which needs different methods, as it seeks to discover and explain ways of transforming the material to use it in everyday life. However, the school with its rooted practices, considering the student as a passive being, is not always able to meet the gifted subject’s interest needs, wasting his potential, leaving him bored and uninterested. In this perspective, the area of organic chemistry, which makes up a large part of the existing compounds, will be addressed through the theme: “Educational resources in the teaching of organic chemistry: a tool for the insertion of students with high ability/giftedness”. With the intention of proposing pedagogical resources for these subjects that help in the teaching of this area of chemistry, it is intended to a) historically contextualize the teaching of chemistry, b) analyze the importance of active courses in the teaching of organic chemistry c) investigate the process of teaching and learning of students with AH/SD, d) propose Pedagogical Resources for teaching organic chemistry with a focus on students with high ability/giftedness. Using an active methodology called: “Learning Stations” to awaken students’ interest in organic chemistry, through three stations: use of a podcast or informative post, a playful game based on the maker culture and experimentation in a regular education classroom. It is believed that the mentioned stations will allow the interaction of the student in the classroom with colleagues, as it is common for the subject with AH/SD to present limitations in interpersonal relationships with people of the same age group. Finally, with this proposal, students are expected to demonstrate greater commitment and involvement in chemistry classes, trying to reduce the lack of perception of AH/SD indicators, encouraging the potential and talents of the gifted person who will complete the work through the organization of a sticker álbum related to the content of organic chemistry, together with your class. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34888 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
superdotadoquimicaorganica.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons